quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Uma palavrinha com a família dos alunos do Ensino Fundamental I

Um fluxo eficiente de informações entre eles e a escola

               A variedade de assuntos para tratar com as famílias ao longo do ano é enorme - assim como a maneira de se comunicar com elas. Para que esse contato seja uma rotina eficaz e atinja os objetivos esperados, é importante que os pais dos alunos sejam informados sobre todos os meios que a escola usa para informar e dialogar. A escola Tomé Francisco adotou um cartão de acompanhamento para melhorar o fluxo diário de informações com os pais dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, mas essa estratégia não é a única. Bilhetes, emails, telefonemas, convocação, blog e reuniões também fazem parte da proposta de comunicação com os pais. 
                 Na terça- feira, 06 de agosto, os pais foram convidados a participar de uma reunião. Para coordenadora Josilene Quidute, o contato pessoal permite a exposição detalhada dos fatos, o diálogo e a argumentação de ambas as partes, por isso é importante que os familiares venham à escola e conheçam o seu Projeto Político Pedagógico. A reunião contou com um grande número de pais. Na programação, apresentação da oficina “Fatos e Boatos” sobre o assalto de Princesa Isabel, fruto do Projeto de Leitura, uma conversa sobre o acompanhamento mensal do Programa Alfabetizar com sucesso e algumas informações com a equipe gestora. Na sala de aula, os professores apresentaram um resumo das ações do I Semestre por meio de fotografias das crianças, discutiram a importância da lição de casa com textos e cartazes, entregaram as avaliações do II bimestre e o boletim de notas e pareceres de cada estudante. Nas turmas do 5º ano a discussão foi mais longa, os pais conheceram o desempenho dos seus filhos em cada descritor de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil e agendaram novas atividades em prol da festa de Conclusão do Ensino Fundamental, agendada para 20 de dezembro.
          Estabelecer uma comunicação eficiente entre todos os atores é fundamental para o processo educacional, na Escola Tomé Francisco a articulação eficiente tem produzido excelentes resultados.