sexta-feira, 12 de julho de 2013

ARTICULAÇÃO ONLINE: NAS REDES SOCIAIS PROFESSORES DA TOMÉ TROCAM INFORMAÇÕES E ATUAM EM CONJUNTO COM OS ALUNOS.

                 A agência Especializada em análise de mídias coloca o Brasil em segundo lugar mundial em usuários do Facebook, com 65 milhões de pessoas, atrás apenas dos estados Unidos. Nesse contexto, um dos papéis essenciais do educador é ajudar os alunos a desenvolver competências que permitam a eles distinguir o que tem qualidade em meio à avalanche de dados. Outra habilidade a ser ensinada é a de como transformar tudo isso em conhecimento construído de forma autônoma e colaborativa.
             Os professores do ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Tomé Francisco já estão acrescentando em sua prática o potencial da internet para  ampliar as possibilidades de comunicação com os alunos, pais e comunidade. Eles trocam emails com os alunos para expandir o aprendizado para fora do horário das aulas. Atuam online, vencem o isolamento e usam grupos, fóruns e plataformas visuais para uma intensa troca de idéias, orientação de trabalhos, esclarecimento de dúvidas, recados e até aproximação da vida e da comunidade de seus alunos. Essa experiência pioneira contou com a iniciativa de José Neto, professor de matemática e teve a adesão dos demais educadores: Rosineide, Socorro Sousa, Antônio, Josineide, Socorro Francisco, Iranete, Cida, Rosilene, Bom Conselho Fernandes, Edinete, Kenia, Riane, Adriana, Diego.

     As tecnologias da informação e comunicação ainda enfrentam barreiras para entrar na escola, mas a experiência dessa instituição mostra que é preciso iniciar os primeiros passos e promover a inovação pedagógica.