quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Feras da Tomé participam do IV Encontro do Hotel de Hilbert – alunos bolsistas da OBMEP se reúnem em Friburgo – RJ.


                       Entre os dias 28 de julho e 01 de agosto, aconteceu no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo (RJ), o IV Encontro do Hotel de Hilbert, com a participação de 200 alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas de todos os estados brasileiros.

               Os alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, Marcos Ramon Bezerra dos Santos e João Elias Barbosa Alexandre, ambos do 2º ano EM, viajaram ao Rio de Janeiro para fazerem parte da reunião dos feras em matemática. Eles  foram selecionados em virtude do desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Divididos em três níveis, de acordo com o desenvolvimento no PIC-OBMEP, os alunos participaram de  uma programação variada e animada nos cinco dias de encontro, com início às 8h30, logo após o café da manhã, e término às 19h.Na agenda, jogos matemáticos, palestras, oficinas, atividades recreativas, observação astronômica comentada, exibição de filmes e a atividade “problema do dia” - diariamente houve a apresentação de um problema a todos os alunos, e no último dia, as soluções que se destacarem foram premiadas na festa de confraternização.
                 Os alunos ainda tiveram a oportunidade de participar de uma “gincaninha”, em que os problemas deveriam ser resolvidos em equipe. As melhores equipes também foram premiadas no último dia. Outro atrativo do III EHH é a Exposição Matemativa, que visa a aproximar a matemática dos estudantes de todos os níveis e do público em geral. Na mostra, objetos concretos expressam a linguagem da matemática e possibilitam que as pessoas interajam de maneira agradável com conceitos clássicos e modernos da matemática.
            A ida a Friburgo para participar do Encontro do Hotel de Hilbert foi bastante comemorada pelos alunos Ramom e João Elias porque lá eles tiveram contato com alguns dos maiores nomes da Matemática no Brasil e também com colegas de outros estados, o que é sempre muito estimulante e enriquecedor.


        “ Nossos estudantes têm conquistado destaque em várias modalidades da OBMEP, fruto também do trabalho da escola e dos professores de matemática. Espero que Ramon e João Elias sirvam de inspiração para os demais estudantes que participam do PIC para que no próximo ano, mais estudantes conquistem vagas nesse encontro”. Parabéns, garotos. Disse o gestor Ivan.