quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

FORMATURA DO ENSINO MÉDIO: FECHANDO UM CICLO, RELEMBRANDO MEMÓRIAS... DAQUI PARA FRENTE UMA NOVA HISTÓRIA .


“Quando na vida precisarmos vira a página, mudar o rumo, aceitar a derrota não recomeçaremos do zero, pois temos conhecimento e discernimento necessários ara enxergar e criar novas possibilidades, priorizando a vida, a honestidade, a justiça, a paz e a alegria.”


Uma noite de gala (segunda, 21), para comemorar a conclusão de 100 alunos do Ensino Médio. Ao lado de 75 formandos do 9º ano, jovens do 3º ano colheram os frutos de anos de estudo que constituem a Educação Básica.
O evento glamoroso, organizado pelo gestor Ivan Nunes, com o apoio de toda a sua equipe, foi marcado pela eloquência dos oradores e oradoras e pela concessão de homenagem aos alunos.
 O primeiro a pronunciar-se foi o orador da turma, o aluno Petterson Cascimiro da Silva, que iniciou seu discurso agradecendo a presença de Deus em todos os desafios da vida e concluiu com a máxima de Fernando Pessoa: “ As coisa boas se vão, mas para que as melhores possam vir.”
A madrinha da turma, Maria do Bom Conselho Bezerra, demonstrou sentimento de honra e gratidão em ser madrinha da turma, relembrando momentos de parceria e companheirismo, quando da organização da aula da saudade e desejando sucesso: “aconselho a todos que escolham a profissão do seu coração, aquela que lhe trará satisfação pessoa e profissional.” O paraninfo da turma, José Pereira Nunes, prefeito do município de Quixaba, expressou o sentimento pela homenagem, falou do carinho e reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela Escola Tomé Francisco e desejou aos alunos que levassem para a vida as lições recebidas na escola. O homenageado com o nome da turma, o gestor da Tomé, Ivan Nunes, no discurso inicial da cerimônia, dirigiu palavras de encorajamento aos formandos: “Alcem voo, ganhem espaço, lutem pelos seus ideais. Aprendam mais e mais. [...] Não temam as dificuldades, vocês têm responsabilidade de mudar a história deste país. Seja servos do ideal e do sonho. [...] com os pés no chão e olho no futuro.”
Durante a cerimônia, um “momento surpresa” para os formandos e todos os presentes: a concessão de láurea e uma homenagem aos concluintes pelo bom desempenho na avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação básica de PE).

Confira neste blog os detalhes da homenagem. Foram laureados os alunos: João Marçal Medeiros, da turma A; Marcos Ramon Bezerra, da turma B e Hilma Fernanda Bernardino, do 3º ano C. Todos receberam placa comemorativa.
Foram homenageados pelo resultado do SAEPE, os alunos: Ada Tavares Alves – nota 9,4, João Marçal Medeiros – nota 9,2 (3º A); Marcos Ramon Bezerra – nota 9,0; Carlos Sandriel Leite – nota 8,8 (3º B); Daniel Messias Barbosa – nota 7,8 e Isla Araújo – nota 7,7 (3º ano C).
Concluídas as homenagens, os alunos receberam seus certificados, coroando o momento de graça e elegância, com direito a flashes, aos lado de seus respectivos padrinhos e madrinhas.
Para todos que forma a Escol Tomé Francisco, o momento da formatura a cada ano representa o ápice de todas as ações, os frutos são colhidos, mesmo em meio às dificuldades  que permeiam o meio educacional. Este ano a colheita foi farta: 175 alunos concluíram importantes fases da sua vida escolar. PARABÉNS, alunos, pais, professores, gestores, funcionários! Que venha 2016 com mais desafios, que resultarão em momentos de alegria inesquecíveis.

Agradeço a Deus pela oportunidade de aqui está em mais um ano de trabalho e troca de experiências, agradeço aos pais que nos ajudam na tarefa de educar, agradeço aos professores por tão grandioso trabalho, não apenas de lecionar, mas de compartilhar sua própria existência e acreditar que se pode contribuir para formação ética e solidária. Agradeço aos profissionais que estão lado a lado diariamente na gestão da escola: Rosineide, Diego, Josilene, analistas educacionais, biblioteca, demais funcionários. Um agradecimento especial, de coração, aos alunos do Ensino Médio que me escolheram como homenageado e reforçaram o convite. Parabéns a todos os alunos, sem os quais o sonho de transformar o mundo jamais se tornará real. Enfim, encerro minhas palavras com o pensamento de Coelho Neto: “A mais bela coragem é a confiança que devemos ter na capacidade de nosso esforço”. Confio na coragem e no esforço de vocês. Sigam em frente! Os caminhos lhe esperam. (Trecho do discurso do gestor Ivan Nunes)