terça-feira, 12 de junho de 2018

ALUNOS E PROFESSORES DA TOMÉ SÃO PREMIADOS NA 4ª EDIÇÃO DO CONCURSO CULTURAL ÁGUA: JUNTOS, VAMOS PRESERVAR!


A quarta edição do Concurso Cultural Água: Juntos, Vamos Preservar chegou ao final e, na tarde desta terça-feira (06), os estudantes vencedores da Escola Tomé Francisco da Silva nas categorias – desenho e vídeo - foram premiados no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar Recife. O concurso tem o objetivo de estimular o uso consciente do recurso natural em Pernambuco por meio de projetos e temáticas trabalhadas em sala de aula.
Foram premiados, na categoria desenho, as alunas Maria Eduarda Melo (1º lugar), Maria Eduarda Ferreira (3º lugar) da professora Adriana Medeiros e a aluna Brígida Andrade Rêgo (2º lugar) da professora Mônica Fernandes. Na categoria vídeo, foram premiados Ana Carolina de Melo Freitas, Ana Cecília de Medeiros Silva , José Ayron Marçal Medeiros de Sousa e a professora de ciências Edinete Cipriano. Os gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute participaram da solenidade que contou com a presença do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e a diretora de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, além da ASA Indústria, que são parceiros do concurso e Fred Amancio, secretário de Educação de Pernambuco.
Na ocasião, os estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva, concederam algumas entrevistas e na página da Secretaria de Educação de Pernambuco encontramos alguns registros: CONFIRA.
Premiados em terceiro e segundo lugar na categoria vídeo nos últimos dois anos, Ana Carolina, José Ayron e Ana Cecília alcançaram desta vez o tão sonhado primeiro lugar. “Além de ter uma experiência diferente, criando um curta-metragem, é algo enriquecedor porque a gente adquire conhecimento”, afirmou José Ayron, de 14 anos. Os jovens são da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada em Quixaba, e produziram um vídeo mostrando a estação de tratamento de água do município. “É preciso conhecer melhor o recurso para que a gente possa trata-lo de melhor forma. No vídeo, mostramos como a água é tratada pela Compesa e damos dicas de como podemos reutilizá-la. Tudo filmado por um smartphone e editado no computador”, contou Ana Cecília.
“O concurso é importante para mostrar às pessoas como a água deve ser utilizada. No meu desenho eu ilustrei algumas situações de desperdício de água na tentativa de conscientizar sobre o uso do recurso porque uma hora ele vai acabar”, conta Maria Eduarda Pereira, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, primeiro lugar na categoria Desenho.