segunda-feira, 26 de agosto de 2019

PROJETO O PRAZER DE LER E LITERARTE

SALA TEMÁTICA: O VALOR IMENSURÁVEL DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
SALA  1: DIRLANDE  MEDEIROS
SALA 2: DANÚBIA E EDINETE
Como o próprio nome indica, biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos existentes, como também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.
Infelizmente a perda da biodiversidade é um problema que vem ocorrendo em todo o mundo, em especial nas regiões tropicais do globo. A diminuição da variedade de vida no planeta pode trazer consequências graves, uma vez que uma espécie que entra em extinção coloca em risco várias outras, uma vez que um organismo não vive isoladamente.
Um dos maiores responsáveis pela perda da biodiversidade é o próprio homem, que, em sua procura incessante por desenvolvimento e expansão de territórios, afeta negativamente o meio ambiente.
Entre os principais processos responsáveis pela perda de diversidade biológica, podemos citar a destruição de habitat, exploração exagerada de espécies animais e vegetais, introdução de espécies exóticas, ampliação da agropecuária, poluição e mudanças climáticas.
Diante da necessidade da necessidade de desenvolver nos alunos a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, a sala temática “O valor imensurável da biodiversidade brasileira” delineou alguns objetivos, entre eles:
-Refletir sobre a importância da biodiversidade para a sustentabilidade do planeta
- Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência das informações para a preservação do meio ambiente.
           
 A METODOLOGIA FOI DIVIDIA EM  TRÊS MOMENTOS A SABER:
1º MOMENTO
I-             Apresentando a oficina
·         Apresentação da temática aos alunos, explicação dos objetivos, critérios de avaliação e contrato didático oral.

·         Sensibilização por meio das músicas: Planeta azul - Chitãozinho e Xororó  e Sementes- Armandinho.

 II-  Lendo, problematizando e se posicionando:
·         Criando expectativas por meio de brainstorming
·         Utilização de slides sobre a biodiversidade do Brasil.

·         Apreciação e discussão do vídeo: Estamos criando um oceano de plástico?

·         Leitura imagética de degradação ambiental.

·         Análise de gráficos e tabelas sobre a perda da biodiversidade no Brasil.

·         Roda de leitura: Leitura e discussão de textos inerentes à temática.

2º MOMENTO: MÃO NA MASSA:
III- Organização para os trabalhos em grupo:
·         Como preservar a biodiversidade marinha? Produção de painel temático.
·         Mosaico da biodiversidade brasileira.
·         Mural do rank das espécies ameaçadas de extinção no Brasil.
·         Produção de um cartão postal com imagens da fauna e flora brasileira.
·         Produção de um cartaz publicitário: Preservação da fauna ou da flora do Brasil.
·         Realização da atividade: Pegada ecológica:

3º MOMENTO-Socialização das atividades e avaliação da oficina