terça-feira, 11 de abril de 2017

SEMINÁRIO DE ENSINO RELIGIOSO DISCUTE A PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS

O Seminário de Ensino Religioso é um espaço de conhecimento, discussão e reflexão da diversidade religiosa e de temas relevantes ao convívio humano fraterno, justo e igualitário. Acontece semanalmente na Escola Tomé Francisco, envolvendo as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Durante o período da Quaresma, tempo do calendário cristão, que enfatiza a conversão, o diálogo e a fraternidade, em preparação para a Semana Santa, o Seminário de Ensino religioso promoveu um momento de ampla discussão em torno do tema da Campanha da Fraternidade, que é uma iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade. Sempre abordando temas atuais, a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiososo, onde toda a população envolvida é convidada a ver, julgar e agir.
Este ano, a Campanha traz como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), lembrando a todos que o compromisso de preservação dos biomas é de todos: igreja, governos, empresas, sociedade em geral.

 Durante a sequência didática, os alunos assistiram vídeos, fizeram leituras, produções de textos e um trabalho de pesquisa que teve como produto final um portfólio sobre cada bioma. 320 alunos foram contemplados com este trabalho coordenado pelas professoras Kênia Giséli e Rosineide Alves.