segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Folclore: cultura brasileira na culminância do Projeto Sabedoria Popular.

                  O conceito de folclore é muito mais dinâmico do que parece: envolve diversas vertentes da cultura popular (música, dança, relatos orais etc.) e continua sendo produzido até hoje. Sendo assim, os professores da Escola Tomé Francisco da Silva, das turmas do 2º ao 6º ano, vivenciaram, em agosto, o Projeto Sabedoria Popular considerando os elementos que fazem parte do cotidiano das crianças.  Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa "cultura caseira" faz parte da noção de folclore funciona melhor do que simplesmente apresentar lendas e mitos sem contextualizá-los.
           Na sexta-feira, 11 se setembro, uma exposição foi organizada para mostrar o resultado das pesquisas e trabalhos produzidos pelas crianças durante as oficinas do Projeto. 06 barracas abrilhantaram a exposição: Comidas Típicas ( Mônica), Medicina Popular( Cassandra), Artesanato e cordel(Lee), Adivinhas(Silene), Lendas e Mitos( Adriana), Festas Populares( Kássia e Rose). Na programação, apresentação do frevo, caboclinho, música com o convidado Nelson, cordel sobre Lagoa da Cruz com Verônica e Suzana, oficina de pintura com a mãe Socorro, oficina de Dança com Danilo, monitor do Mais Educação e Ana Maria ( Bibliotecária). Como sempre, o evento contou o apoio de toda equipe da escola e monitores do Reforço Amigo.
           Assim, a escola Tomé Francisco assume uma função importante na legitimação das representações culturais. Por isso, o objetivo do evento foi promover a aproximação dos costumes populares junto às crianças, as quais se sentirem sujeitos atuantes da cultura local. Uma manhã de muita diversão e resgate de costumes.