segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO É MAIS UMA VEZ NOTÍCIA NO JORNAL DO COMERCIO.



        
          O excelente resultado no IDEPE da Escola Tomé Francisco foi mais uma vez evidenciado na mídia ( Jornal do dia 17/08/15). Uma nota surpreendente nos anos iniciais do Ensino Fundamental 8.47 – um crescimento que vem sendo construído ano a ano pelo esforço de um trabalho em equipe. Nessa modalidade foram avaliados 40 alunos da professora Mônica Fernandes Lima, sob a coordenação da educadora de apoio Josilene Quidute. Os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio também foram evidenciados pelas boas notas e classificação no estado.
                              

CONFIRA A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA:


Boas notas no Idepe para escolas do interior do Estado
Colégios fora do Grande Recife se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco
Publicado em 17/08/2015, às 07h13
As escolas estaduais do interior do Estado se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) 2014, divulgado semana passada pelo governo. Entre os 30 colégios com as notas mais altas nos três níveis avaliados - anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do ensino médio - apenas um está situado na Região Metropolitana do Recife, na cidade de Igarassu. Os demais ficam fora do Recife. A maioria é do Sertão.
O Idepe é um indicador que mede a qualidade do ensino público e que permite anualmente avaliar a evolução de cada escola. O cálculo considera o fluxo escolar (taxa de aprovação) e o desempenho em português e matemática dos alunos das séries iniciais e finais do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Destaque nos últimos anos e vencedora de prêmios nacionais, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, que fica no distrito de Lagoa da Cruz, em Quixaba, no Sertão do Pajeú, ficou com média 8,47 nos anos iniciais do ensino fundamental, a mais alta de Pernambuco. Um desempenho louvável, sobretudo se comparado com a nota geral da rede estadual, 4,48. Ou seja, quatro pontos a mais que a maioria das unidades estaduais.
A escola quixabense aparece nas outras duas listas: é a quinta colocada nos anos finais do ensino fundamental, com Idepe 5,79, e a terceira no ranking das melhores do ensino médio regular (excluindo as escolas de referência, de aplicação e as técnicas), com média 5,10. “Atribuo nosso bom desempenho ao trabalho pedagógico feito com muita responsabilidade. Focamos no sucesso dos nossos alunos”, afirma o gestor da Tomé Francisco, Ivan Nunes. A escola tem 820 alunos e conta com uma boa participação das famílias.
“Fazemos monitoramento frequente do aprendizado dos estudantes. Não deixamos nenhum ficar para trás. Cada aluno é acompanhado individualmente. Criamos, por exemplo, o Clubinho da Matemática, para os primeiros anos do ensino fundamental, com aulas no contraturno. Em 2013 tivemos aprendizado de 93% do nível desejado, em matemática. Agora em 2014 saltamos para 97%”, comemora a coordenadora pedagógica, Josilene Quitute.
É também no Sertão que está o colégio com o maior Idepe nos anos finais do fundamental. A Escola Estadual Cícero Augusto Gomes, de Ibimirim, tirou 7,06. A Escola Estadual Sofia Feijó Sampaio, localizada no município de Catende, Zona da Mata, obteve o maior Idepe entre as unidades do ensino médio que oferecem turmas regulares. A média foi 5,69. Nos anos finais do fundamental, a unidade ficou em segundo lugar, com 6,42, abaixo apenas do colégio de Ibimirim.
“Sempre trabalhamos pensando no melhor para nossos alunos. Firmamos parcerias com a família e com a comunidade escolar, desenvolvendo trabalhos e atividades voltadas para a área cultural”, destacou a diretora, Sandra Araújo.

Única representante do Grande Recife entre as melhores do Idepe, a Escola Nova Cruz, de Igarassu, alcançou a quarta posição no ensino médio (média 4,99).