Como intuito de tronar a aprendizagem significativa e dar vida ao currículo, o Ensino de Ciências do Ensino Fundamental nos Anos Finais, tem se tornado atraente para os alunos da Escola Tomé Francisco da Silva. Nada de conteúdos descontextualizados e aulas apenas em quatro paredes, é comum cenas em que os alunos, saem para pesquisa de campo e outros espaços externos a sala de aula. Seja para confeccionar maquetes, pesquisar a paisagem local, tipos de solo, marcas de erosão, aditivos alimentares, tratamento da água, fotografar o espaço para identificar os tipos de nuvens, ou até mesmo para realizar experimentos entre outras atividades, da aula através da teorização.
Uma das atividades bem interessantes foi quando fomos para
cozinha com bexigas cheias de ar colocamos em contato com o vapor da água,
percebemos que a bexiga ia aumentando de tamanho porque o ar ao ser aquecido se
torna menos denso e se expande.
Ações como estas alem de melhorar o rendimento na
aprendizagem, tem estimulado nossos aluno a serem pesquisadores e a se preocupar
também com o meio ambiente
“Também aprendi a identificar os tipos de nuvens, primeiro
na sala com a explicação da professora pelo livro e depois quando saímos para
fotografar os tipos de nuvens, hoje olho para o céu e sei qual o nome da nuvem
e até dar para arriscar se vai chover ou não.” Afirma a aluna Anne Beatiz do 6º
ano.
Gosto de aulas vivas, onde o aluno ver, toca, cheira,
observa, produz, argumenta e associa ou contrapões a teoria. Para promover aulas
interativas e contextualizadas, não precisa necessariamente sair da comunidade
ou da escola.É possível aproveitar espaços com pátio, cozinha, terrenos
vizinhos, mercados, dependendo da atividade. Afirma a Professora Bom Conselho Fernandes.