terça-feira, 10 de abril de 2018

Escola Tomé Francisco realiza a V Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) – Fase escolar


A Escola Tomé Francisco da Silva realizou no dia 4 de novembro, a V Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”. A instituição aceitou o convite de enfrentar o desafio de educar para a sustentabilidade cuidando das águas e, em seu percurso, constituir-se como um espaço educador sustentável, envolvendo estudantes do 8º e 9º ano, na disciplina de ciências, sob a responsabilidade das professoras Danúbia Rego e Edinete Cipriano e a coordenação de Josineide e Josilene. O objetivo do trabalho foi o de levar os alunos a dialogar, refletir e agir em prol de cuidar do Brasil cuidando da água.
Na abertura da Conferência, foi exibido o vídeo “O retrato da convivência com a seca em Lagoa da Cruz”, premiado no concurso da água em Pernambuco, produzido pelos alunos: Ayron, Ana Cecília e Ana Carolina. Em seguida iniciou-se a apresentação dos trabalhos. No total foram apresentados oito trabalhos, selecionados nas salas de aula. A ideia é elaborar um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar, a ser colocado em prática após o evento.
Na ocasião participou a mesa avaliadora composta pelos professores e profissionais da área: Ivan José Nunes Francisco, Josilene Quidute da Silva Nunes, Maria do Bom Conselho Fernandes, José Neto dos Santos, Verônica Sobral, Irismar Mangueira, Riane Rodrigues, Sidenilva de Sá, Rosineide Alves e Nadja Regina. Eles tiveram como missão escolher os melhores trabalhos que representarão a Escola Tomé Francisco na Conferência Estadual.
Para finalizar, a coordenadora regional da Conferência Verônica Sobral e o técnico em gestão ambiental Irismar Mangueira destacaram a importância do evento. Para eles, “A Conferência é um pretexto pedagógico para trabalharmos a educação ambiental nas escolas e as conferencias são momentos de enriquecimento pessoal, maturidade que proporciona o censo critico, a politização e melhora a autoestima dos participantes”.