terça-feira, 10 de abril de 2018

BNCC em debate na Escola Tomé Francisco da Silva

O dia 4 de abril foi escolhido pela Secretaria de Educação de Pernambuco como o Dia D: um dia estadual de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular. Nessa data, secretarias, escolas, gestores e professores do estado foram convidados a se debruçar sobre a BNCC para entender por que ela é tão importante, como foi construída, de que forma está estruturada e como vai impactar o dia a dia em sala de aula.
Na Escola Tomé Francisco da Silva, as coordenadoras Josilene Quidute Nunes e Maria Josineide Quidute, com apoio da analista Cláudia Sandocléia, prepararam um roteiro de atividades, com leitura de textos, dinâmicas, vídeos, atividades práticas e questões para discussões em grupo para facilitar o entendimento pelos professores. Para que a BNCC se torne uma realidade nas salas de aula, é preciso que gestores, professores e pais não só compreendam as propostas trazidas por esse documento, como se mobilizem para colocá-las em prática.
A BNCC determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. O próximo passo será a (re) elaboração os currículos e as escolas devem adequar seus PPPs para que os professores construam os planos de aula se adequando a essas novas diretrizes da educação.