terça-feira, 10 de abril de 2018

PROEMI EM AÇÃO: SEMINÁRIO – LIXO: O PLANETA NÃO DESCULPA

Nesta segunda-feira (09/04/2018), no horário noturno, buscando cumprir o objetivo do PROEMI  de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea, realizou o seminário: Lixo: O Planeta não Desculpa com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando desde os cuidados pessoais, a manutenção dos ambientes limpos com atitudes simples até problemas planetários ligados ao acúmulo de lixo.
O seminário teve início com uma palestra com Márcia Mirelly André da Silva, técnica em gestão ambiental pelo IFPB – Princesa Isabel, estudante da UFPB em Pombal em Engenharia ambiental. A palestrante com notável segurança e competência, subsidiou o seminário com muitas informações sobre a história da produção de lixo, tipos de resíduos, destino destes resíduos, formas de tratamento do lixo, sobre a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e ainda apontou a necessidade do  pensamento humano em relação a durabilidade e obsolescência dos produtos consumidos alertando-os para  a questão do consumo conspícuo e a importância da adoção de hábitos diários que minimizem o lixo produzido e os cuidados em relação ao que é inevitavelmente produzido.
Dando continuidade, sob a coordenação dos professores, cada turma apresentou de alguma forma, dentro de um campo de integração curricular, informações sobre o lixo.
Houve exposição de objetos confeccionados pelos alunos, frases elaboradas por eles, gráficos contendo dados relevantes, objetos em desuso caracterizados como lixo eletrônico e os profissionais que trabalham com o lixo. As apresentações orais tivemos apresentação de vídeos , paródias, slides informativos  e poema oferecendo volumoso subsídio de informações  E e mostrando que valores individuais e coletivos precisam ser retificados/ reformulados/ reiterados com a atual realidade dos problemas ambientais, políticos, sociais, econômicos e culturais no sentido da busca permanente de melhoria da qualidade ambiental, iniciando com a adoção de medidas simples de redução de produção de lixo, destinar corretamente ou pelo menos adequadamente. E avaliação dos produtos e serviços. É essencial que cada pessoa possa discernir o que faz bem ou mal para a sua vida, para os seus relacionamentos e para o planeta.  Uma pessoa esclarecida  representa um país mais saudável e desenvolvido, pois melhora a sua qualidade de vida e consequentemente dos outros e do planeta. Vencer a comodidade e a inércia e adotar hábitos simples que tem efeitos poderosos para a manutenção da vida no planeta.
Dar atenção ao lixo produzido por cada um é algo que todos precisam fazer em alguma medida no dia a dia, independentemente do estilo de vida, por meio de tomadas de decisões que dizem respeito a questões de rotina, como higiene pessoal, evitar desperdício, diminuir a produção de lixo adotando os erres: REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, RECUSAR, RESPEITAR, RESPONSABILIZAR-SE e REPASSAR.