quinta-feira, 18 de agosto de 2016

PIQUENIQUE GEOLITERÁRIO UMA BOA PARCERIA ENTRE GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA.

"A essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva (não literal)."
David Ausubel

Toda prática educativa de descobertas trabalhada com seriedade e carinho, colabora para aprendizagem significativa e auxilia dar sabor ao saber, foi pensando assim que as professoras Bom Conselho Fernandes e Rosilene Leonardo na manhã de ontem quinta feira (17/08) saíramos com oitenta alunos do 6º ano A e B  das quatro paredes da sala de aula com muito entusiasmo para um piquenique Geoliterário em uma chácara nas proximidades da escola.O objetivo desta atividade foi  contextualizar o conteúdo  “ A dinâmica da natureza e modo de vida” articulado ao eixo temático Natureza e ação humana dos Parâmetros Curriculares de Geografia do Estado de Pernambuco. De uma forma muito divertida os alunos observaram a cobertura vegetal, o tipo de solo e algumas marcas da erosão presente no terreno. Além de realizarem algumas atividades como caça ao tesouro, montagem de quebra cabeça, leitura de textos, montagem de texto fatiado e de texto lacunado, entre outras.
 A sequência didática foi planejada e executada de forma interdisciplinar, uma boa parceria entre os componentes curriculares de Geografia e Língua Portuguesa. Aproveitando a tipologia textual indicada para o bimestre que contempla bilhete, carta, agenda e lista, nas aulas de Português após a teorização destes gêneros, os alunos produziram bilhetes convidando colegas para o piquenique, elaboraram lista com o material necessário e nas próximas aulas produzirão cartas contando a experiência.
Entre uma atividade e outra em tom de descontração os alunos tocaram violão, cantaram com muita empolgação e saborearam seus deliciosos lanches.

Para as professoras a experiência foi exitosa e os objetivos foram alcançados. Em Geografia além de trabalhar o conteúdo atual ainda é possível retomar outros de bimestres anteriores como paisagem, croqui ao desenharem o trajeto com pontos de referência, orientação e localização. Outro ponto positivo foi à interação das duas turmas, pois as equipes eram mistas para evitar disputas e rivalidade entre o 6º ano e o 6º ano B.