"A essência do
processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente
são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de
uma relação não arbitrária e substantiva (não literal)."
David Ausubel
Toda
prática educativa de descobertas trabalhada com seriedade e carinho, colabora
para aprendizagem significativa e auxilia dar sabor ao saber, foi pensando
assim que as professoras Bom Conselho Fernandes e Rosilene Leonardo na manhã de
ontem quinta feira (17/08) saíramos com oitenta alunos do 6º ano A e B das quatro paredes da sala de aula com muito
entusiasmo para um piquenique Geoliterário em uma chácara nas proximidades da
escola.O objetivo desta atividade foi
contextualizar o conteúdo “ A
dinâmica da natureza e modo de vida” articulado ao eixo temático Natureza e
ação humana dos Parâmetros Curriculares de Geografia do Estado de Pernambuco.
De uma forma muito divertida os alunos observaram a cobertura vegetal, o tipo
de solo e algumas marcas da erosão presente no terreno. Além de realizarem
algumas atividades como caça ao tesouro, montagem de quebra cabeça, leitura de
textos, montagem de texto fatiado e de texto lacunado, entre outras.
A sequência didática foi planejada e executada
de forma interdisciplinar, uma boa parceria entre os componentes curriculares de
Geografia e Língua Portuguesa. Aproveitando a tipologia textual indicada para o
bimestre que contempla bilhete, carta, agenda e lista, nas aulas de Português
após a teorização destes gêneros, os alunos produziram bilhetes convidando
colegas para o piquenique, elaboraram lista com o material necessário e nas
próximas aulas produzirão cartas contando a experiência.
Entre
uma atividade e outra em tom de descontração os alunos tocaram violão, cantaram
com muita empolgação e saborearam seus deliciosos lanches.
Para
as professoras a experiência foi exitosa e os objetivos foram alcançados. Em
Geografia além de trabalhar o conteúdo atual ainda é possível retomar outros de
bimestres anteriores como paisagem, croqui ao desenharem o trajeto com pontos
de referência, orientação e localização. Outro ponto positivo foi à interação
das duas turmas, pois as equipes eram mistas para evitar disputas e rivalidade
entre o 6º ano e o 6º ano B.