terça-feira, 2 de junho de 2015

EM RITMO DE SISMÉDIO: SÁBADO DE ESTUDOS PARA PROFESSORES DA TOMÉ

No último sábado, os professores inscritos no SISMÉDIO participaram de um encontro, sob a coordenação  da tutora Eliana Nogueira da GRE do Sertão do alto Pajeú. Foram horas de estudos bastante proveitosas sobre  o  tema Ciências Humanas  e interdisciplinaridade, integração das Ciências humanas com o Projeto Pedagógico  e contribuições das Ciências Humanas para a compreensão da relação entre juventude e educação.
Dentre as atividades realizadas, algumas dinâmicas conduziram à reflexão sobre o papel do professor de Ciências Humanas no contexto escolar e social. A partir da leitura do texto “Gaiolas e Asas”, de Rubem Alves foi  realizada uma discussão a cerca da necessidade da escola fazer muito mais do que apenas transmitir conhecimentos. A coordenadora trouxe para enriquecer a dinâmica um rico material didático, composto por gaiolas e pássaros confeccionados em cartolina. A dinâmica promoveu além de reflexão, descontração entre os integrantes do grupo.
O Sismédio faz parte das ações do Pacto nacional de fortalecimento do ensino Médio, um dos programas do Ministério da educação. É composto por formação continuada ofertada aos professores do Ensino Médio das escolas públicas. O curso é composto por momentos presenciais e momentos à distânia. Os encontros presenciais acontecem aos sábados na própria escola uma vez ao mês.
Enaltecemos o empenho da equipe de professores participantes e da tutora Eliane Nogueira que não mede esforços para que os encontros sejam ricos em informação e discussões acerca dos problemas enfrentados pelos professores em sala de aula.