quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Secretaria de Educação presta homenagem à escola campeã do Prêmio de Gestão Escolar 2012 .


A unidade foi agraciada com duas placas alusivas à conquista do Destaque Estadual e Referência Brasil


A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, situada no vilarejo de Lagoa da Cruz, no município de Quixaba, Sertão do Pajeú,  grande vencedora do Prêmio de Gestão Escolar (PGE) 2012, recebeu uma homenagem especial do secretário de Educação, Anderson Gomes, na tarde desta terça-feira (04). A unidade foi agraciada com duas placas alusivas à conquista do Destaque Estadual e do PGE e por ter sido considerada a melhor escola pública do país, com o título de Referência Brasil em gestão escolar e experiências inovadoras na Educação.

A escola disputou o prêmio promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) com outras 9.693 instituições de ensino. A premiação aconteceu em novembro no auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Seis escolas chegaram à final do prêmio e receberam R$ 10 mil pela conquista, além de um diploma de Escola Destaque Nacional. A Tomé Francisco, por ter sido a primeira colocada, recebeu R$ 30 mil. "Quando eu dou palestras fora do país a primeira coisa que eu falo é que venho de um Estado que tem a melhor escola do Brasil. A Tomé Francisco da Silva está de parabéns e ciente de que depois de conquistar esse prêmio, a responsabilidade aumenta muito. Chegar no topo já é difícil e permanecer nele é um desafio ainda maior", afirmou o secretário.
Pela manhã, antes da entrega da placa, que aconteceu por volta das 13h30, o secretário fez uma visita a cada sala de aula da escola, acompanhado pela representante do MindGroup (International Community for Cooperation in Education), Sílvia Donnini, que veio de São Paulo especialmente para conhecer a campeã do PGE 2012; da representante da Fundação Gilberto Freyre, Sheila Aquino; da gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) - Sertão do Pajeú, Cecília Patriota; e da coordenadora estadual do PGE, Carla Cavalcanti. "Quando vi o vídeo  durante  a premiação em São Paulo, senti que essa era uma escola diferente e hoje estou aqui descobrindo qual era o sentimento desse lugar. Percebi que esta escola é feita por pessoas felizes e dialogando com a comunidade", comentou Sílvia Donnini.
"Esse prêmio é um reconhecimento da colaboração e trabalho em equipe que foi mostrada pro Brasil e para o mundo", disse o gestor da escola, Ivan Nunes. A cerimônia, prestigiada pelos estudantes, pais, equipe gestora e comunidade escolar, foi aberta pela saudação de Ivan.  Em seguida, a aluna Mariana Ferreira, de 16 anos, do 3º ano, leu uma carta representando os estudantes. "A escola demonstrou, com a conquista do Prêmio de Gestão Escolar 2012, o quanto somos capazes de superar nossos limites e conquistar nossos objetivos", falou. Depois, uma poesia de cordel contando a história da escola foi recitada por dois alunos.
Obmep - Mais uma vez, a Escola Tomé Francisco da Silva se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em 2012, foram cinco medalhas de bronze e 15 menções honrosas. A professora de matemática e física, Iranete Andrade, uma das agraciadas com menção honrosa, atribuiu aos alunos o sucesso na competição. "Nós professores ajudamos, mas o mérito é dos alunos, que se esforçaram e estudaram bastante", disse.

Olimpíada de português - A aluna Emanuelle Oliveira Andrade, de 12 anos, se destacou na Olimpíada de Língua Portuguesa e se classificou para a final, que acontecerá ainda neste mês, em Brasília. A estudante será a representante de Pernambuco na competição. "Me estimulei a participar por conta da escola, que faz parte do meu lugar", contou Emanuelle.
Resultados - A qualidade da gestão escolar tem produzido ótimos resultados em sala de aula. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação (MEC), a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva ficou entre as dez melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, com média 7.  O sucesso foi repetido no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), promovido pela Secretaria de Educação com os mesmos métodos do Ideb. Com média 7,42 também nos anos iniciais, a escola foi a mais bem avaliada entre todas as escolas pernambucanas.