quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO SOBRESSAEM-SE NA REDAÇÃO DO ENEM 2011



Embora o MEC não tenha levado em conta na classificação das escolas a nota da redação, mas apenas as notas das provas objetivas, a equipe da escola Tomé Francisco demonstra satisfação em saber que seus alunos obtiveram uma média de 622,553. Muitas escolas que obtiveram nota maior na prova objetiva, não atingiram  nota igual , nem superior à nossa na redação. Isto mostra que nossos alunos estão desenvolvendo cada vez mais a habilidade de produção de bons textos. PARABÉNS AOS  ALUNOS, AOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA!

Em entrevista concedida ao Jornal O globo,  o ministro Mercadante diz que a correção da redação está sujeita à subjetividade e explica que as provas objetivas são corrigidas de acordo com a TRI (Teoria de resposta ao item) que permite atribuir pesos de acordo com o nível de dificuldade das questões, uma correção mais justa, segundo o ministro. 
No entanto, para o aluno, a redação é fator primordial para abrir portas na Universidade. Uma boa nota na redação ajuda no desempenho global do estudante. Ainda bem, pois se de nada valesse, quem seriam os futuros profissionais brasileiros que não saberiam nem ao menos escrever um texto de opinião ou até mesmo uma carta?
Levando em consideração que a Escola Tomé Francisco não seleciona alunos, não é privada, não faz parte das escolas integrais, a nota 503,497 atribuída pelo MEC à instituição não é motivo de comemoração, mas é compreensível, dada às dificuldades de professor, especialmente na área de Ciências e suas tecnologias.
Este foi o primeiro ano que a redação não foi somada à prova objetiva, por isso muitas escolas baixaram suas médias. No entanto, segundo o ministro Mercadante, o resultado não pode ser considerado como ranking das melhores escolas de Ensino Médio do país: “O Enem não é um ranking de avaliação entre escolas, é uma avaliação dos alunos, dos estudantes. É insuficiente como avaliação do estabelecimento escolar”. Apenas as escolas que tiveram participação acima de 50% tiveram seus resultados divulgados. Uma boa estratégia, pois a escola tem a obrigação de incentivar seus alunos a participarem do ENEM, pois abre portas  para o tão sonhado ensino superior, além de permitir uma auto-avaliação ao estudante.
Continuaremos formando bons leitores e produtores de textos, pois são habilidades básicas de todo cidadão, uma necessidade não apenas para prestar vestibulares ou concursos, mas para a vida. 2013 certamente será um ano em que teremos muito o que fazer para que nossos alunos possam evoluir cada vez mais no Exame Nacional do Ensino Médio, mostrando competências que o tornarão apto a conquistar seu espaço na sociedade do século XXI.