sexta-feira, 11 de outubro de 2019

PROJETO LITERARTE: UMA AULA SHOW DE CONHECIMENTO, ARTE E CULTURA


A leitura de todos bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados, que foram seus autores, e é uma conversa estudada, na qual eles nos revelam seus melhores pensamentos.
                                                                                                             René Descartes

O Ensino Médio trouxe para a culminância do Projeto Literarte (10/10) várias  apresentações teatrais, coreografias, júris simulados e sarau.
O 1º ANO A, sob a coordenação da professora Antônia, apresentou a peça teatral O TESTAMENTO da autora norte-americana Nora Roberts. A narradora da apresentação fez comentários sobre a obra da autora. Uma apresentação de balé, baseada na obra “Dança dos Sonhos” deu sequência à apresentação, que culminou com um coral entoando a música Asa Branca em inglês. Outro grupo apresentou a versão instrumental da Asa Branca ao som da sanfona pela aluna Ana Cecília, coroando com a coreografia, um misto de xaxado com forró. Da apresentação ficou uma bela mensagem de interculturalidade, conteúdo proposto pelo currículo de Pernambuco. Em sala de aula, os alunos estudaram sobre o grande acervo de best sellers da autora, leram resumos e resenhas das obras de Nora, conhecendo um pouco das temáticas e do estilo adotado por ela e produziram cartazes de propaganda na língua inglesa.



O 1º ANO B, sob a coordenação do professor Sebastião, trouxe o tema EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA. Uma rápida exposição oral esclareceu para a plateia o conteúdo temático, destacando os impostos, taxas e contribuições impostas ao contribuinte. Em seguida, coreografaram algumas músicas sobre a temática dos tributos.


O 1º ano C,  apresentou um sarau de poemas do Barroco brasileiro, uma mistura de lirismo, sátira e religiosidade. Gregório de Matos, o poeta em destaque é conhecido como “Boca do Inferno” por seus poemas satíricos numa época muito semelhante a de hoje em relação à corrupção e desigualdade social. Um show de declamação foi apreciado pela plateia emocionada. Para fechar a apresentação, os alunos e alunas dançaram uma belíssima valsa, ao som da música “Sentimentos”, na interpretação da cantora Ariana Grande.



O 1º ano D, sob a coordenação da professora Iranete trabalhou o tema RADIOTIVIDADE: VILÃ OU MOCINHA. A turma apresentou uma encenação intitulada “Os mistérios da radioatividade” sobre o desastre ambiental da Usina de Chernobyu, na Ucrânia.  A turma expressou a tristeza do fato também através da dança.



O 2º A, sob a coordenação da professora Socorro Francisco apresentou um júri simulado sobre a temática do aborto. No julgamento simulado, o réu é o Aborto cometido por uma mulher clandestinamente. Enquanto a mulher conta o que a levou a cometer o aborto, os personagens que assistiam seguravam cartazes em protesto, acusando-a. O júri termina com a condenação do aborto à prisão perpétua.


O 2º B trouxe para o evento um júri simulado com o tema RADIOATIVIDADE. A temática teve a coordenação do professor José Neto, retratando os maiores desastres com energia nuclear ocorridos no mundo. A ré, a própria radioatividade, é acusada pela morte de milhares de pessoas. Como defesa da ré, os “advogados” apresentam a utilização positiva da radioatividade, através de exemplos. A acusação mostra com argumentos os grandes prejuízos provocados pela radioatividade, quando utilizado para fins maléficos ou quando ocorrem acidentes. Para finalizar, os atores apresentaram uma coreografia simbólica, representando o lado ruim e o lado bom da radioatividade.



O 2º ano C trouxe para o plenário o tema: EU SOU VOCÊ AMANHÃ- UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS IDOSOS NO BRASIL. Foi apresentada uma peça teatral, na qual as personagens representaram as várias formas de envelhecer: de forma ativa e de forma passiva. Uma bela mensagem de otimismo sobre o envelhecimento saudável e o respeito aos idosos. A turma também demonstrou os desafios pelos quais os idosos enfrentam, inclusive o desprezo dos filhos.


O 3º ano A apresentou o tema “Tributos”, de forma dinâmica com uma coreografia, sob a coordenação da professora Bom Conselho Silva. Através de uma coreografia com uma música de Gabriel, o Pensador, demonstraram a má aplicação dos impostos no país e a corrupção política em torno do dinheiro público.


O 3º ano B apresentou também a temática do ABORTO com um teatro mudo e uma coreografia simbólica, sob a coordenação da professora Adriana Medeiros. O debate em torno de uma questão tão polêmica instigou os alunos a expressaram suas emoções.




O 3º ano C, sob a coordenação da professora Socorro Souza, com o apoio da professora Juliette, apresentou a peça teatral “A Farsa da Boa Preguiça”, do célebre escritor Ariano Suassuna.
A peça conta a história do poeta popular Joaquim Simão, que é  um homem muito bem casado com a bela Nevinha, mas ele tem três grandes fraquezas: preguiça, poesia e mulher. Enquanto a mulher tenta convencer o marido a trabalhar, os dois vivem rodeados por pessoas inescrupulosas, santos e demônios, como Aderaldo que tenta conquistar a fiel Nevinha, ao mesmo tempo que sua esposa Clarabela  seduz o poeta. A história é narrada e comentada por três santos: Manuel Carpinteiro, São Pedro Levy) e São Miguel.
Uma aluna fez uma rápida exposição oral sobre a biografia do autor e sua obra. Outra aluna fez um comentário sobre a dupla visita do autor à Escola Tomé Francisco, fato que honrou toda a comunidade escolar. Do autor, ficou uma saudosa recordação na escola no acervo da biblioteca com livros autografados e imagens da aula espetáculo apresentada por ele. Os alunos deram um show de atuação tanto nas falas, como nos gestuais com verdadeiros atores de teatro.



Em mais uma edição do Projeto Literarte, percebe-se um impacto maior no desenvolvimento sócio cognitivo dos alunos e na elevação de sua autoestima. O conhecimento proporcionado pela leitura faz-se presente nas avaliações externas e na qualidade das produções dos alunos.

PARABÉNS pelo empenho e dedicação da coordenação pedagógica, dos professores, alunos, da gestão e todos que fazem a equipe da escola.