sexta-feira, 11 de outubro de 2019

CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO “O PRAZER DE LER”


Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.
                                                                                                                                Bill Gates

Aconteceu ontem, 10/10, a socialização das oficinas do projeto “O prazer de Ler”, através de apresentações artísticas, como sarau, peças teatrais, coreografias, musicais, recitais e exposições orais.
A turma do 6º ano A, sob a coordenação da professora Mônica Fernandes apresentou o “Sarau Matemático”, no qual foram recitados poemas pelos alunos, com o tema “o valor da matemática”. O sarau reuniu as múltiplas linguagens, como literatura, arte e dança. Uma aluna contou o resumo do livro “A árvore que dava dinheiro”, de Domingos Pellegrini. Pela apresentação, pode-se perceber que a Matemática financeira foi trabalhada com os alunos, de forma a conscientizá-los sobre o valor do dinheiro e como lidar com ele. A apresentação foi encerrada com uma coreografia da música “Pecado Capital”, de Paulinho da Viola.







 O 6º ano B apresentou o tema: A CULTURA POPULAR  PASSADA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO, sob a coordenação do professor Gleydson. A apresentação se constituiu de um pouporri  de músicas, com os vários ritmos da cultura brasileira, como frevo, forró, carimbó, quadrilha, com os alunos devidamente caracterizados com trajes típicos.







O 6º ano C apresentou a peça teatral “DA CARTA PESSOAL AO INSTAGRAN”, na qual os alunos, sob a coordenação da professora Daniela apresentaram uma peça teatral.  Mostrando a importância através dos tempos e as formas de comunicação que vem substituindo a carta, com o avanço da tecnologia. Os alunos coreografaram as músicas “Letra I”, de Luiz Gonzaga”  e a “Carta”, de Legião Urbana. No final, os alunos entregaram cartas escritas por eles para alunos e alunas, cujos nomes começam com a letra “i”.






O 9º B apresentou o tema: O VALOR DA BIODIVERSIDADE, sob a coordenação da professora Edinete, através de um recital e uma coreografia, com os estudantes caracterizados de animais e uma trilha sonora que lembra os sons da floresta e da savana.





O 7º ano A apresentou um recital sobre a preservação da Floresta Amazônica. A coordenação foi da professora Cassandra (oficina de Atualidades). Os alunos fizeram uma explanação sobre as consequências da ação inconsciente do homem sobre a natureza, deixando claro que muitos desses efeitos já estão sendo sentidos atualmente.





O 7º ano B, sob a coordenação da professora Danúbia Rêgo, apresentou o tema O VALOR IMENSURÁVEL DA BIODIVERSIDADE, através de uma coreografia representando um clamor da natureza por proteção.





O 7º C apresentou um musical com teatro mudo sobre o tema o tema: DIGA SIM À VIDA, NÃO AO ABORTO, sob a coordenação da professora Kênia. A apresentação utilizou simbologias para a morte e para a vida; no final, a vida vence e a jovem protagonista assume a gravidez.





O 8º ano A, sob a coordenação da professora Aparecida, apresentou o tema EDUCAÇÃO FINANCEIRA, através do musical  “Educação financeira e gestão de finanças.” Os atores fizeram uma exposição sobre educação financeira, impostos e sua destinação e sobre o perigo do consumismo: uma verdadeira aula de economia.




O 8º ano B, sob a coordenação da professora Cristiane apresentou uma peça teatral intitulada “Flor, telefone e moça”, um conto de suspense de Carlos Drummond de Andrade, resultado da oficina A MAGIA DOS CONTOS DE AMOR E DE SUSPENSE. Conta a história de uma moça que começa a receber ligações estranhas de uma alma penada cobrando uma flor que a mesma colheu no cemitério.





O 9º ano A apresentou a coreografia teatral OS IMPROVISADOS, retratando as danças folclóricas do Brasil, resultante da oficina de Arte, sob a coordenação das professoras Ana Paula e Samilly. A plateia apreciou o carimbó, o xaxado, a música de Luiz Gonzaga, entre outras manifestações culturais.

 


Todas as apresentações primaram pela inclusão de todos os alunos, trazendo para ao plenário, apresentações que envolveram 100% dos alunos e alunas de cada turma, contribuindo assim para o protagonismo juvenil e para a valorização da cultura e do conhecimento transmitindo de forma dinâmica, lúdica e multidisciplinar.
PARABÉNS, alunos, professores, gestão e coordenação pedagógica, toda a equipe técnica e funcionários da escola. Juntos, fazemos a diferença sempre.
Esta foi mais uma edição do projeto “O Prazer de ler” realizada com sucesso, compromisso e total dedicação!!! E tudo isso seria impossível sem eles, os inspiradores de todo o trabalho: OS LIVROS. A leitura continuará sendo um dos pontos fortes do projeto pedagógico da Escola Tomé Francisco da Silva.