domingo, 10 de setembro de 2017

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE


             É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.

Paulo Freire.

   Na manhã da última quarta feira (06/09), as professoras Maria do Bom Conselho Fernandes, Dirlande Medeiros e Samily Martins, promoveram um piquenique em uma chácara nas proximidades da escola para os alunos do 6º ano.
    Com uma sequência didática interdisciplinar as professora revisaram alguns conteúdos estudados no 1º semestre e também conteúdos do bimestre em curso.
            Em geografia foram revisados os conteúdos: Paisagens, orientação, preservação ambiental, e croqui. Já o componente curricular Ciências, contemplou os tipos e componentes do solo e em Língua Portuguesa o foco foi a tipologia textual do bimestre: os alunos produziram bilhetes e listas tendo como  tema o piquenique geoliterário.
             De uma forma bem divertida, os alunos participaram efetivamente das seguintes atividades propostas: Corrida ecológica, na qual os alunos deveriam encontrar envelopes escondidos na paisagem com imagens para montarem quebra-cabeça sobre a preservação ambiental, montagem de textos fatiados e lacunados sobre a disponibilidade e a problemática da água, experimentos sobre a permeabilidade da água nos diferentes tipos de solos em filtros de garrafa peti, e bola maluca para revisar o conteúdo orientação.
            No percurso da escola à chácara aconteceram algumas paradas para observação da paisagem, dos problemas ambientais como lixo a céu aberto, queimadas etc.
Entre uma atividade e outra os alunos cantavam, tocavam, arriscavam coreografias e saboreavam seus deliciosos lanches.
Após o piquenique, já em sala de aula, cada aluno preencheu uma ficha com alguns dados dos ecossistemas visitados (fauna, flora, solo, preservação) e produziram um croqui com o trajeto da aula campal.
Para as professoras, os objetivos foram atingidos com sucesso.