quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Equipe gestora, equipe pedagógica e Analistas Educacionais executam plano de apoio contínuo à aprendizagem

A Escola Tomé Francisco da Silva prevê no Projeto Político Pedagógico, o combate à repetência e ao abandono escolar, por meio de um sistema de acompanhamento aos alunos com necessidade de apoio ao longo do ano e não somente nas últimas semanas de aula, pois a escola com muitos repetentes registra dados que comprometem seu desempenho como um todo e colocam em xeque a qualidade do ensino que oferece.
          A Equipe gestora, a equipe pedagógica e as Analistas Educacionais têm implantado várias ações para oferecer esse apoio: conversa com alunos prioritários (motivação), reunião de pais (Divisão de responsabilidades), reforço Amigo, Monitoria professor- aluno, Aula no contraturno ( reforçando conteúdos).
Para ofertar essas atividades é preciso montar estrutura de salas, material e pessoal. A orientação da coordenação pedagógica também ajuda o professor a desenvolver atividades diferenciadas ou a montar grupos de trabalho em sala de aula para que os estudantes trabalhem em conjunto e aprendam com os colegas.

Apoio contínuo à aprendizagem

Ao analisar a planilha com os resultados do I Semestre, a equipe gestora, As analistas Educacionais, os professores e as coordenadoras pedagógicas identificam as necessidades de cada aluno e oferecem ajuda necessária, alertando sobre o risco de reprovação.

Responsabilidade compartilhada entre os pais e a escola

O gestor Ivan, a gestora adjunta Rosineide e as Analistas Jakeline Fernandes e Cláudia Sandocléia realizaram algumas reuniões com os pais para compartilhar a situação crítica dos alunos e discutir com eles, estratégias para melhoria dos resultados.

Reforço Escolar
 Utilizando o PROEMI ( Ensino Médio Inovador) e o Programa Novo Mais Educação, a escola oferta reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos apresentam baixo desempenho nas avaliações bimestrais.

Reforço Amigo

Nesse projeto, coordenado pela Analistas Jakeline Fernandes, os próprios alunos atuam como monitores dos colegas com dificuldades de aprendizagem, prática que, além de eficiente, estimula a cooperação entre os estudantes.