terça-feira, 22 de agosto de 2017

V FEIRA DO CONHECIMENTO- STANDES

            Na terça-feira 15/08 a escola Tomé Francisco da Silva realiza com grandioso êxito a sua V FEIRA DO CONHECIMENTO, projeto que prioriza a construção do conhecimento, favorecendo a pesquisa  e dando oportunidade aos alunos para demonstrar as suas habilidades. Na feira, a riqueza de conhecimentos apresentada nos stands é incontestável.

 “Na natureza nada se  cria, nada se perde, tudo se transforma” Lavoisier  Experimentos com reações químicas 
Alunos do 9º A e do 2º A sob a coordenação da professora Edinete e do professor José Neto, apresentaram variados experimentos para identificar reações de formação e de decomposição das substâncias e  relacionar as transformações físicas e químicas às mudanças, que ocorrem no ambiente, inclusive nos organismos bem como  as evidências de transformações químicas, por meio das mudanças das propriedades dos materiais, evidenciando possibilidades de preservação do meio ambiente através de boas práticas de pessoas e de empresas.

Uma viagem pelas formas geométricas

Alunos do 9º B e 2º C orientados pelos professores Sebastião e Bom Conselho Silva informaram sobre a nomenclatura das figuras geométricas,o cálculo de área, perímetro, nomenclatura dos sólidos geométricos, número de faces, arestas e vértices, cálculo da área total e também do volume de forma dinâmica e interessante com uso de material concreto e resolução de desafios e ainda estabeleceram relação entre os conteúdos com os variados tipos de moradia, refletindo também sobre os problemas habitacionais vivenciados pelos brasileiros.

Tecnologia, redes sociais e liberdade de expressão

Alunos do 1º A e a professora Daniela abordaram os temas Tecnologia e Redes Sociais tratando do avanço tecnológico e os benefícios, malefícios e impactos na vida das pessoas e da sociedade. Falou-se da ética e da moral nas redes sociais, que atualmente desempenham papel de socialização,formação de opinião, informação e debate entre as pessoas, mas que precisam ser usadas com a devidos cuidados.

Um passeio pela Filosofia aprofundando a condição humana na sociedade
Alunos do 1º B e a professora Jaciara apresentaram sobre família  seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a adoção, a união e adoção por casais homossexuais, a guarda compartilhada nos casos de divórcio e ainda sobre os direitos, a proteção, e diversas questões atuais relacionados a crianças e idosos.

Não ao preconceito, a beleza está nos olhos de quem vê
Alunos do 1º C sob a coordenação do professor Gleydson e da professora Kássia apresentaram sobre a relação entre o preconceito e o esporte, sobre o preconceito no cotidiano, suas causas e soluções para esse problema e também sobre a beleza e a estética,  assuntos presente na mídia e redes sociais, com uma certa discussão sobre aceitação dos padrões, sendo possível verificar a valorização maior pelas pessoas e até marcas das diferenças de peso, raças e diferentes tipos de beleza e conceitos de estética.

Mãe natureza e a versatilidade das fontes de energia
Alunos do 2º B e a professora Bom Conselho Fernandes demonstrou através de experimentos práticos, formas de produção de energia elétrica, mostrando também a possibilidade de mudança das energias não renováveis(petróleo, gás natural e carvão mineral) pelas renováveis(energia eólica (ventos), energia solar e também energia das águas), seus impactos, benefícios e mudanças causadas na vida das pessoas e do meio ambiente.


A origem do homem
 Alunos do 3º A com a orientação da professora Socorro Francisco informaram sobre  a cronologia da origem do homem e sua evolução bem como as numerosas classificações, muitas vezes contraditórias, e lacunas existentes nesta história.



Hábitos que podem garantir o bem estar e a manutenção da saúde.
Alunos do 3º B e a professora Iranete trataram da importância da descoberta de  Ignaz Semmelweis ,de hábitos que nos ajudam a prevenir doenças e de manter a saúde, prezando pelo nosso bem-estar, informando sobre a Sistema Único de Saúde (SUS) e programa como o Mais Médicos, campanhas de vacinação promovidas pelo Governo tem gerado grande discussão entre a população, ainda mais a vacinação contra o HPV, que é feita em meninas de até 13 anos de idade, e contra o Sarampo e ainda sobre campanhas informativas como sobre as formas de combater o Aedes Aegypti