terça-feira, 22 de agosto de 2017

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DE PALESTRAS NA V FEIRA DO CONHECIMENTO PROMOVIDA PELA ESCOLA

No último dia 15 (terça-feira), aconteceu na Escola Tomé Francisco a V Feira do Conhecimento, cuja agenda incluiu exposição de projetos e palestras educativas. O evento é resultado de pesquisas realizadas nas várias disciplinas do currículo. Esta ação envolve todos os profissionais da escola e ocupa todos os espaços com exposição de trabalhos na quadra de esportes, palestras e oficinas nas salas de aula.
Foram realizadas duas palestras, direcionadas aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio sobre os temas: “PROFISSÃO - UMA ESCOLHA NECESSÁRIA” e “REFORMA TRABALHISTA: A FAVOR OU CONTRA O TRABALHADOR”.
O tema “Reforma trabalhista” foi explanado pelo Advogado Dr. Rivaldo Rodrigues, que é também pai de uma aluna da escola. Ele expos para os alunos do 1º e 2º ano, os impactos das reformas trabalhistas para o trabalhador brasileiro, especialmente para os mais jovens e os que ainda vão entrar para o mercado de trabalho. Os alunos tiveram a oportunidade de ficar de um assunto que diz respeito ao seu futuro e ficaram informados sobre um dos temas mais polêmicos da atualidade brasileira.
Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio desfrutaram da oportunidade de discutir com ex-alunos da escola a difícil escolha de uma profissão. Os palestrantes, todos, ex-alunos da escola, mostraram suas experiências pessoais com a escolha de cursos de nível superior, da experiência de sair da escola pública diretor para a Universidade e como a escola os ajudou na construção do sonho deles.
Dr. Vinícius Florentino, cirurgião-dentista, mostrou as diferentes especialidades da área de Odontologia e dos requisitos para seguir essa profissão; a Nutricionista Janny Luana Herculano relatou as especificidades do Curso de Nutrição, bem como as áreas de atuação do profissional. O Atuário Ericles Mateus Batista apresentou o Curso Ciências Atuariais aos estudantes que se surpreenderam com a gama de oportunidades que essa profissão oferece. A Enfermeira Gerlane Dias falou sobre as vantagens e desafios da profissão, lembrando da importância da humanização dos profissionais da saúde. O estudante de Letras da UFRPE, Marcos Mateus Gomes, professor do curso de Inglês “Ganhe o Mundo”, na escola; explicou os motivos que o levaram a escolher a profissão Professor, em um contexto no qual a profissão é bastante discriminada. A ex-aluna e estudante do Curso de Ciências Econômicas da UFRPE, falou da experiência de começar um curso superior imediatamente ao término do Ensino Médio e sobre a diferença ente a escola básica e a Universidade, de como o estudante tem que “se virar” e estar preparado para dar conta de um curso superior.  
A escola agradece a disponibilidade de todos os palestrantes em prestar um serviço voluntário relevante à formação cidadã dos nossos alunos.