quinta-feira, 18 de maio de 2017

PROJETO DE LEITURA: OFICINA MATEMÁTICA – CAINDO NA REAL

Ensino fundamental e Ensino Médio
Professores: Josefa Aparecida, Sebastião Alves e Bom Conselho Silva.

A oficina de Matemática mostra a diversidade do uso da Matemática nos dias atuais e contempla ainda a resolução de situações problemas com números naturais, racionais e reais em consonância com a proposta dos conteúdos curriculares por série e por bimestre. Nesta os alunos constroem o conhecimento entrando em contato com diversificadas atividades, jogos e desafios.
O nome caindo na real, justifica-se porque é quase impossível saber a quantidade de vezes que a Matemática é usada na construção da nossa história. Vamos vivendo e contando, mesmo sem perceber: idade, peso, quantidade de comida, tempo disponível para isso ou aquilo, tempo de contribuição, razão de concorrência, taxas de exames laboratoriais, atividades de compra, venda e investimentos, prazos, descontos, juros, mil e tantas misérias, imposto, inflação, índices de desempregados, valores exorbitantes da corrupção, ... Tantos números, até nos confundem. São muitos órgãos pesquisando, calculando e informando, os números estão em todo lugar e em todo momento. Máquinas de calcular são facilmente encontradas.

Assim a Matemática pode de certa forma nortear as nossas ações, a análise dos dados pode ser é um importante referencial. Tem muita ligação com a vida que gostaríamos de ter, aponta possibilidades, nos alimenta com a esperança, torna possível a tomada de decisões e a realização das nossas metas.