quarta-feira, 22 de março de 2017

SELECIONADOS PARA O 46º CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTA – ETAPA ESCOLAR

Escrever cartas já foi um dos grandes objetivos da escrita e da permanência de um estudante na escola. Era muito comum ouvir de nossos pais e avós a frase: “Fiquei na escola até aprender a escrever uma carta.” Ou: “Uma coisa que lamento é não ter estudado para aprender escrever uma carta aos meus familiares ausentes”. Portanto, a escrita de cartas por muitos e muitos anos registrou amores, petições, reivindicações, denúncias, segredos, além das famosas cartas históricas, como a Carta de Pero Vaz de Caminha e as Epístolas bíblicas, que assumiram importante papel na evangelização cristã.  
Atualmente, a carta ainda resiste, apesar do e-mail, do whatsapp, do massenger, etc, especialmente as cartas abertas, cartas argumentativas de solicitação e de reclamação, carta ao leitor, carta do leitor, entre outros gêneros epistolares. Iniciativas que buscam resgatar a escrita de cartas são louváveis e bem-vindas, a exemplo o “Concurso Internacional de Cartas”, promovido todos os anos pela UPU POSTAL, através dos Correios no Brasil.
Todos os anos a ESCOLA TOMÉ FRANCISCO vem participando deste concurso com relevante sucesso, tendo alcançado primeiros lugares no estado e 1º lugar Nacional.
Este ano o 46º Concurso trouxe um tema de grande repercussão mundial, que são as ações da ONU em prol da busca de soluções para os eternos problemas mundiais. Com o tema: “Imagine que você é um (a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”. Assim,  propôs que os estudantes fizessem uma reflexão dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, que estabelecem metas para a ONU até o ano de 2030. Na escola, foi elaborada uma sequência didática para o Ensino fundamental e Médio, que foi ministrada para cerca de 300 alunos pelos professores de Língua Portuguesa. O resultado final foi a produção das cartas que foram escritas e reescritas e submetidas à apreciação da comissão escolar, sendo escolhidas três cartas na etapa escola e 02 cartas que forma enviadas para a coordenação estadual do concurso.

Eis o aluno e alunas selecionados:

1º LUGAR: JÓSE GABRIEL    - 1º ANO B – ENSINO  MÉDIO

2º LUGAR: MARIA JOSIELE   - 2º ANO B – ENSINO MÉDIO (VENCEDORA DO 1º LUGAR ESTADUAL EM 2016)

3º LUGAR: ANA BÁRBARA  - 2º ANO B – ENSINO MÉDIO

PARABÉSN AOS CLASSIFICADOS, A TODOS OS ALUNOS QUE ESCREVERAM SUAS CARTAS COM BASTANTE EMPENHO, AOS PROFESSORES E À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA!
Aguardamos o resultado final do concurso e ressaltamos que o mais importante de um concurso de redação é a aprendizagem, a veiculação do conhecimento e a expressão da cidadania proporcionada pelas leituras, discussões e escrita sobre o tema proposto.

A escola premiará com CERTIFICADO os vencedores, e ainda os classificados como 1º lugar de cada turma.