terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Concluintes do 9º ano apresentam o TCF: Trabalho de Conclusão do Fundamental


O TCF (Trabalho de Conclusão do Fundamental) alicerçado na investigação científica é uma proposta de trabalho desenvolvido em grupo, de forma colaborativa, para investigar alguma coisa do interesse dos alunos, orientado por um professor. Na Escola Tomé Francisco as duas turmas do 9º ano com 80 estudantes fizeram pesquisa de temáticas variadas: radioatividade, seca, carro flex., Big Bem, alimentação, dengue, eletricidade, violência, desemprego, Leis de Newton, drogas, entre outros.
No total foram 14 grupos. O produto final de cada grupo foi apresentado no dia 02 de dezembro, no horário da manhã. Entre os produtos finais: 01 teatro sobre drogas, 04 exposições em barracas, 01 barraca de experiências e 08 apresentação oral (uso de slides e vídeo) no seminário. Todos os projetos, devidamente registrados, estavam expostos em uma mesa.
A coordenação do TCF na escola foi da educadora de apoio Josilene Quidute e os professores orientadores foram: Kàssia, Gleydson, Diego, Josineide, Cristiane, Edinete, Socorro Francisco, Jaciara, Juliette, Kenya, Rosineide, Antônia, Danúbia, Iranete e Bom Conselho Fernandes. O gestor Ivan com os demais profissionais da escola organizaram todo o cenário para a apresentação do TCF que foi um sucesso. Os alunos mostraram que sabem fazer ciência e demonstraram aprendizagem significativa na comunicação científica.

Como representante da GRE (Gerência Regional de Educação) participou desse importante momento Eliana Nogueira e Markdalva, as quais acompanharam a apresentação de cada grupo. Se para Albert Einstein “ A criatividade é a inteligência se divertindo”, para nós o TCF é pura inteligentes e os estudantes entenderam e corresponderam as expectativas na apresentação do produto final. Parabéns!