quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CLUBINHO DA MATEMÁTICA: PROFESSORA JOSINEIDE AJUDA TURMA DO 5º ANO RECONHECER FRAÇÕES EM DIVERSAS REPRESENTAÇÕES.

            No dia 24 de setembro, no horário da tarde, foi a vez da professora  de matemática Josineide Quidute reforçar um descritor do SAEPE já trabalhado pela professora do 5º ano Mônica Fernandes.
           A professora recebeu a missão de desenvolver nos alunos a habilidade de reconhecer frações em diversas representações como, por exemplo, partes  de um inteiro, relação entre conjuntos, razão entre medidas, etc.  O uso da arte trouxe uma motivação a mais para turma que aprovou a atividade de pintar casinhas e construir um bairro residencial para explorar diversas possibilidades de representar uma fração: pelas cores das janelas, das portas, das casas, localização nas ruas, entre outras.

         Para a professora Josineide, é importante partir de materiais concretos verificando-se as equivalências entre fichas, peças de cartolina, etc. Depois das explicações, resolução de problemas ( presencial), os alunos do 5º ano receberam uma bateria de exercícios e desafios para serem feitos em casa. A entrega deverá acontecer na próxima terça-feira, dia 30 de setembro. A nota vai gerar mais uma medalha para ser computada na ficha individual do Clubinho da Matemática.