segunda-feira, 17 de março de 2014

FAMÍLIA NA ESCOLA: PAIS DO 1º AO 5º ANO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA ESCOLA TOMÉ.




      Na sexta-feira, 14 de março, direção, coordenação e professoras das turmas do ensino Fundamental I, receberam os pais das crianças do 1º ao 5º ano para participarem da reunião inicial do ano letivo de 2014 que teve como objetivos:
ü  Discutir com os pais questões rotineiras da educação familiar, questionando se os filhos estão sendo preparados para a vida e para o futuro profissional;
ü  Apresentar as ações do Projeto Político Pedagógico, agendadas para o primeiro bimestre;
ü  Avaliar o ano letivo de 2013 e discutir estratégias diferenciadas para o ano de 2014;
ü  Compartilhar com os pais o resultado da avaliação diagnóstica apresentando os avanços e entraves para o processo ensino aprendizagem a partir das observações realizadas no mês de fevereiro.
          O gestor Ivan recepcionou os pais na quadra e tratou de assuntos gerais, como: as regras da instituição, farda, reforço escolar, ampliação da jornada dos alunos, a importância da comunicação da família com a escola. Na ocasião, informou ainda sobre a construção do almoxarifado ( aplicação do dinheiro do prêmio Gestão escolar), a construção calçamento em frente da escola pelo prefeito de Quixaba e o ótimo resultado que a instituição obteve no Pacto pela Educação no Ensino Médio. A coordenadora Josilene falou sobre o acompanhamento mensal do Programa Alfabetizar com sucesso.
       No segundo momento, os pais se dirigiram para sala do seu filho para participarem de uma reflexão com as professoras. A dinâmica “Sinalizando minha Participação” promoveu um debate sobre a importância da lição de casa, das regras de convivência, dos limites, do papel do professor, enfim, das relações de convivência entre escola/família e comunidade. Houve a entrega da devolutiva com os resultados das avaliações diagnósticas e aquelas conversas específicas e individuais com alguns dos pais dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento e socialização.
       “A freqüência foi excelente, os poucos que faltaram receberão um comunicado para uma segunda chamada. Outros, ainda, uma visita da coordenação e professoras”. Esse foi o depoimento da coordenadora Josilene que zela pela participação efetiva da família no processo de aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental.