quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SUCESSO, EMOÇÃO E GLAMOUR NA FESTA DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.


Hoje é dia de festa, dia de muita alegria. A felicidade e a emoção transbordam nos corações. A conclusão do curso certamente é a celebração do estudante de uma grande conquista, da realização de um sonho. Foram essas as palavras que abriram à solenidade. Realmente uma bela festa. Um show de organização, uma noite de gala, marcada no dia 23 de dezembro de 2012. Cada detalhe foi muito bem pensado para tornar esse momento brilhante, assim como imaginaram os estudantes concluintes do Ensino Fundamental e Médio: uma ornamentação belíssima, música ao vivo, cadeiras para concluintes e convidados, tempo monitorado, discursos breves e até lembranças para celebrar o NATAL. E já ia esquecendo; o luxo e o glamour de alunos e convidados que tornaram a passarela um verdadeiro desfile de moda.
             As turmas do Ensino Fundamental escolheram como padrinho o gestor Ivan José Nunes Francisco, a madrinha Maria do Socorro Lima e homenageados - Robson José Pessoa Lira, Kely Felix da Silva e Josilene Quidute Nunes. O Ensino Médio convidou como padrinho Dr. Aledson Moura e como madrinha Rosilene Leonardo. Homenagearam Diego Kennedy, Ivan José e Josilene Quidute Nunes. Todos marcaram presença na solenidade e fizeram parte da mesa. A maioria dos professores também estava presente, demonstrando o apoio e a consideração pelos seus estudantes, pois este é um momento de culminância de uma jornada de trabalho da qual o professor é um importante ator.
          “Das palavras, mas apraz sentir gostos, perceber cheiros, apalpar lisuras e asperezas, alisar contornos, ouvir silêncios. Diante delas ajoelho-me”. Esse pensamento de Simone Helen Drummond de Carvalho abriu o proferimento dos discursos que soaram como música aos ouvidos de cerca de 800 pessoas presentes na solenidade: alunos, pais, professores, direção e comunidade local e circunvizinha. As oradoras das turmas, Ester Fernandes Lima Ramos e Mariana de Lima Ferreira, transmitiram mensagens de gratidão, agradecimentos e reconhecimento às pessoas que participaram dessa conquista. Dr. José Aledson Moura falou de sonhos e perseverança, mostrando para os estudantes a sua própria história de vida. Em seguida elogiou o trabalho da escola Tomé Francisco e referiu-se ao gestor: “Ivan você é o cara”, parabenizando pelo exemplo de gestão eficiente.
             Ivan fez no seu discurso uma breve trajetória do prêmio Gestão Escolar, apresentou os resultados de sucesso de 2012, na olimpíada de Língua Portuguesa, olimpíada de matemática e nas avaliações externas e para finalizar agradeceu a comunidade escolar pelos 92% de aprovação que renovou o seu mandato por mais 04 anos. “Em 2013, no dia 02 de janeiro, tomo posse em Recife de um novo mandato e prometo que vou continuar trabalhando em prol da qualidade de educação ofertada na Escola Tomé Francisco, nome que tornei conhecido no Brasil e no mundo”. Palavras de Ivan.
            Com risos, alegria, charme e muito orgulho cada estudante foi chamado para receber seu certificado. As máquinas fotográficas registraram esse momento, mas era no coração de cada estudante que a felicidade transbordava, era o olhar que denunciava.
      E assim, mais um ano de dever cumprido. E que história de sucesso. A diretora adjunta, Rosineide alves de Almeida Oliveira, fez um breve resumo em suas palavras durante a solenidade:  2012 não poderia ter sido melhor para todos nós que formamos a equipe desta escola: o sucesso fez parte de nossas ações, a recompensa por anos de trabalho promovendo educação pública de qualidade veio em dobro com o PRÊMIO REFERÊNCIA BRASIL.