terça-feira, 16 de outubro de 2012

ALUNOS DA TOMÉ RUMO AO ENEM E À UNIVERSIDADE

     Os alunos do 3º ano do Ensino Médio patticiparam sábado, dia 13, de uma aulão promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco, através da GRE (Gerência Regional de Educação. O aulão aconteceu na cidade de Carnaíba e 28 alunos da Tomé conseguiram vaga para participar. Uma boa iniciativa que veio a complementar as ações que a escola vem promovendo para incentivar seus alunos a participarem 100% do ENEM e continuarem seus estudos fazendo um curso superior.
    Já no dia 05, a escola havia realizado o IV Seminário ENEM- Alunos da Tomé rumo à Universidade, cujo objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância do ENEM para o ingresso na universidade e torná-los competentes para alcançar médias suficientes para realizarem os sonho de uma vaga nas instituições públicas ou particulares de ensino.
    O seminário contou com a presença de ex-alunos e alunas que em mesa redonda discutiram sobre as  profissões e cursos e sobre a importância da escolha certa, especialmente de um curso que o aluno tenha afinidade. Participaram do evento, as ex-alunas Sabrina Barbosa, jornalista e radialista, Juliana Frazão, enfermeira, Vital Bezerra e Fernando Fernandes, advogados e a ex-aluna Natália Sobreira  que foi aprovada em 2011 em 04 vestibulares. A todos agradecemos o apoio, por abrilharem o evento com suas presenças. 
    Os estudantes do 3º ano ainda socializaram as aprendizagens adquiridas em sala de aula no estudo de Geopolítica, trabalho realizado através de pesquisa nas revistas Carta Capital e Carta na Escola, onde encontraram subsídio para desenvolverem um debate sobre : o uso da energia nuclear como alternativa. Os trabalhos do projeto Alunos da Tomé rumo à Universidade continuam. No momento, os professores de História, Sociologia, Química, Física, Biologia, Língua Portuguesa desenvolvem atividades com os alunos em sala de alula que terão sua culminância em um segundo momento do projeto, onde os alunos socializarão, inclusive para as turmas do 2º ano os estudos realizados.

  Desde que a escola realiza esse projeto, tem aumentado o número de alunos que saem direto da instituição direto para a Universidade, sem ao menos prestarem cursinhos. Em 2011, de 50 alunos, 25 conseguiram vagas em cursos como Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Enfermagem, entre outros. É mais uma ação da escola que vem dando certo!