segunda-feira, 25 de novembro de 2019

SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO TCF 2019

 O Seminário de apresentação dos projetos científicos aconteceu no dia 07/11, no pátio interno da Escola Tomé Francisco da Silva. A abertura contou com a apresentação cultural dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio: Tomaz, Mirella, Ana Cecília e Amanda, uma Oficina da disciplina Projeto de Vida, ministrada pela professora Adriana e Danúbia. No total, foram 11 grupos que fizeram a apresentação oral sobre diversas temáticas:

-HOMOFOBIA: PRECONCEITO, VIOLÊNCIA E CRIMES DE ÓDIO.
-LEI MARIA DA PENHA GARANTE NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ---CONTRA A MULHER.
-OS MISTÉRIOS DO FUNCIONAMENTO DA MENTE.
-O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA E A PERDA DA BIODIVERSIDADE.
-COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DE UM POLICIAL MILITAR?
-DEPRESSÃO: CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO.
-NAZISMO: ORIGEM, CARACTERÍSTICAS E HOLOCAUSTO.
-CÂNCER: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.
-PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO E SUAS FUNÇÕES.
-A TEORIA DO BIG BANG E A ORIGEM DO UNIVERSO EM DIFERENTES CULTURAS

-IMPACTO PSICOLÓGICO DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER NA FAMÍLIA.
                                                                    
O evento contou com a participação dos professores orientadores: Gleydson Medeiros, Juliette Henrique, Socorro Sousa, Antônia Maria, Daniela Justino, Samilly Martins, Maria do Bom Conselho Fernandes, Mõnica Fernandes, Danúbia Rêgo dos Santos, Adriana Medeiros, José Neto dos Santos, Sebastião Alves, Dirlande Medeiros, Jaciara Pedro dos Santos, Maria do socorro Nunes Francisco, Kenya Gisely Carlos Ferreira, Kássia Shizanne Carlos, Iranete Lúcio de Andrade, Maria Josineide Quidute, Edinete Cipriano, Maria do Bom Conselho Silva, Cassandra Lopes, Josefa aparecida Medeiros, Ana Paula Fernandes e Rosineide Alves de Oliveira. O Seminário foi conduzido pela diretora adjunta Josilene Quidute. A GRE foi representada pelas coordenadoras Patrícia Roberta e Ana Markdalva. O gestor Ivan Nunes fez o encerramento do Seminário parabenizando pelo sucesso e pela qualidade na apresentação dos trabalhos.  
Para Josilene Quidute, coordenadora do Trabalho de Conclusão do Fundamental na escola, o conhecimento científico é um instrumento para que a realidade seja compreendida de forma ampliada. O acesso à iniciação científica ainda no Ensino Fundamental é um  privilégio porque os estudantes podem vivenciar a construção do conhecimento e ter uma formação muito mais ampla.