sexta-feira, 11 de agosto de 2017

OPERAÇÃO LEI SECA PROMOVE PALESTRA NA TOMÉ

No último dia 04/08 (sexta-feira) aconteceu na Escola Tomé Francisco uma interessante e instrutiva palestras sobre a importância do cumprimento da Lei Seca na prevenção de acidentes de trânsito, especialmente envolvendo vítimas jovens.
A palestra foi ministrada pelos funcionários da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Eduardo e Bárbara, sendo o primeiro sobrevivente de um acidente provocado por terceiros, ainda na infância, transformando totalmente a sua vida. O acidente que ele sofreu foi provocado por um motorista bêbado que o atropelou, após anos de tratamento precisou amputar um dos membros inferiores. . Seu exemplo mostrou claramente na palestra os riscos da não obediência à lei seca. Segundo dados apresentados pelos palestrantes, somente em 2015 foram registradas 42.797 notificações de vítimas de acidente de transporte terrestre no estado de Pernambuco, dos quais 76,8% eram motocicletas.  E 33,9% das vítimas tinham entre 20 e 29 anos.
O projeto “Operação Lei seca” é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, DETRAN, Polícia Militar e Governo do Estado de PE,  em parceria com as secretarias municipais das cidades que apresentam o maior índice de acidentes registrados, a maioria, com vítimas fatais. O município de Quixaba é um dos que vem se destacando no estado com essa trágica realidade.
A operação Lei seca atua na região metropolitana de recife e no interior do estado em parceria com os comitês Regionais de Prevenção de acidentes de moto – CRPAM desde 01/12/2011. Divide seu trabalho entre EDUCAÇÃO e FISCALIZAÇÃO. Nas ações educativas tem o papel de informar e conscientizar a população, contribuindo efetivamente para a mudança pretendida referente à questão álcool x direção.
A fiscalização é realizada diariamente na capital e no interior, com o objetivo primordial de SALVAR VIDAS , coibindo a mistura álcool e trânsito.
A escola agradece o fato de ter sido contemplada com tão produtiva palestra e louva o trabalho dos palestrantes Luiz e Bárbara, destacando a participação da funcionária da Secretaria Municipal de quixaba, Sonyere Kaline. Ações como estas fazem a diferença na vida das pessoas.