sábado, 15 de julho de 2017

INTEGRANTES DO PROEMI ( PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR) REÚNEM-SE PARA AVALIAR O 1º SEMESTRE DA ADOÇÃO NA ESCOLA.

          Para a  escola,  a adoção do programa foi bastante positiva, uma vez que a organização do  programa proporciona a escola o desenvolvimento do seu  papel de promotora de cidadania e de direitos, além do oferecimento de conhecimentos sistematizados e armazenados pelas gerações anteriores.  Os alunos deixam de ser apenas receptores do conhecimento para se transformarem em produtores do conhecimento.
        Professores relataram que o trabalho realizado de forma mais dinâmica favorece o ensino aprendizagem tornando viável o desenvolvimento de habilidades e competências, reconhecendo que o aluno precisa ser motivado e que aprender exige conhecer, exercitar, refletir, questionar e, sobretudo, atribuir sentido. 
            Entre outras estratégias, foram citadas:
  •   dinâmicas de motivação 
  • o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos
  • o incentivo a observação, elaboração e checagem de hipóteses a cerca do que será estudado.
  • Debate para evidenciar divergências de opiniões e suscitar argumentações, respeito as opiniões adversas,
  • a mobilização dos alunos para buscarem respostas e soluções 
  • atividades que instigam a troca de informações entre os alunos 
  • investigação e registro com base em conhecimento científicos 
  • Análise de situações que favoreçam mudanças de hábitos e a formação de atitudes.
Na ocasião, foi avaliado o 1º semestre do programa, constatando-se o que poderia ser melhorado e definidas ações para o 2º semestre.