Para a escola,
a adoção do programa foi bastante positiva, uma vez que a organização do
programa proporciona a escola o
desenvolvimento do seu papel de
promotora de cidadania e de direitos, além do oferecimento de conhecimentos
sistematizados e armazenados pelas gerações anteriores. Os alunos deixam de ser apenas receptores do
conhecimento para se transformarem em produtores do conhecimento.
Professores
relataram que o trabalho realizado de forma mais dinâmica favorece o ensino
aprendizagem tornando viável o desenvolvimento de habilidades e competências, reconhecendo que o aluno precisa ser motivado e que aprender exige conhecer, exercitar, refletir, questionar e, sobretudo, atribuir sentido.
Entre outras estratégias, foram citadas:
Entre outras estratégias, foram citadas:
- dinâmicas de motivação
- o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos
- o incentivo a observação, elaboração e checagem de hipóteses a cerca do que será estudado.
- Debate para evidenciar divergências de opiniões e suscitar argumentações, respeito as opiniões adversas,
- a mobilização dos alunos para buscarem respostas e soluções
- atividades que instigam a troca de informações entre os alunos
- investigação e registro com base em conhecimento científicos
- Análise de situações que favoreçam mudanças de hábitos e a formação de atitudes.