quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

SARAU DE LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA MARCA O ENCERRAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Na última segunda-feira (05/12), as professoras de Língua Portuguesa, Rosineide e Jaciara, programaram um sarau de literatura moderna e pós-moderna para encerrar as atividades das turmas de 3º ano de Ensino Médio.
Os alunos, divididos em grupos, apresentaram exposições orais, declamações de poemas e encenações ilustrando o momento, lembrando grandes nomes da literatura brasileira e portuguesa, como Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Jorge de Lima, João Cabral de Melo Neto,  Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, destacando a literatura marginal e engajada. Uma homenagem ao ilustre poeta Ferreira Gullar, falecido no último domingo marcou o sarau, através das recitações previamente ensaiadas.

Embora o sarau tenha sido realizado por sala, não perdeu o brilho, a partir da caracterização dos declamadores. No ano passado, o sarau aconteceu ao mesmo tempo com todo o Ensino Médio. Porém este ano, devido ao intensivo de ações direcionadas ao SAEPE e ENEM, a ação não foi realizada nos mesmos moldes. O sarau faz parte das atividades do projeto Literarte, que são desenvolvidas no decorrer de todo o ano letivo, com o objetivo de valorizar a literatura e a arte como forma de expressão.