sexta-feira, 30 de setembro de 2016

II AULÃO DA TOMÉ: PARCERIA COM A GEPEM/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PE OPORTUNIZA AOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PREPARAÇÃO PARA O SAEPE, ENEM E VESTIBULARES

 Aconteceu nesta quarta-feira, (28/09) mais uma ação de fortalecimento da aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Desta vez com o apoio da GEPEM (Gerência do Ensino Médio) da Secretaria de Educação que autorizou a vinda do professor Braz, responsável pela área de Matemática e suas Tecnologias.
O professor Braz ministrou o aulão na disciplina de Matemática para 100 alunos em dois momentos, de forma interativa, tirando dúvidas em relação aos descritores do SAEPE e habilidades do ENEM, com questões destes exames.
O aulão foi organizado em horário integral, acrescentando-se as disciplinas Física, com a professora Iranete, e Língua Portuguesa, com a professora Juliette, ambas da própria escola. Em Língua Portuguesa, priorizou-se a redação e interpretação de textos, com o conteúdo Tese e argumento,  Física contemplou o conteúdo Cinemática e suas implicações.
Segundo os alunos, o aulão foi muito produtivo, reforçando o sonho de chegar à universidade, alguns afirmaram sentirem-se mais motivados a partir deste aulão. “Gostei, achei superinteressante, passei a ver Matemática de outra forma, pois o professor Braz mostrou que dá para interagir em Matemática, dá para ‘ensinar brincando” (Depoimento da aluna Ramayana, do 3º C).
A logística do aulão foi bem pensada no sentido de proporcionar um ambiente acolhedor, com lanche e almoço. A ação foi coordenada pela equipe gestora e pela coordenação pedagógica. A equipe também ficou responsável pelo apoio pedagógico aos professores da escola envolvidos no aulão.
Nossos agradecimentos à Professora Ana Selva, da Secretaria de Educação do estado que articulou a vinda do professor Braz diretamente de Recife para ministrar o aulão de Matemática. Ao professor Braz que, de forma dinâmica, contribuiu com seus conhecimentos para a aprendizagem dos nossos alunos. À equipe docente da escola que está empolgada na ação dos aulões, que de forma efetiva vem contribuindo para que muitos alunos saem direto da Tomé para a universidade.