sexta-feira, 16 de setembro de 2016

FEIRA DO CONHECIMENTO 2016: INCENTIVO À PESQUISA E À INOVAÇÃO

Com esforço, compromisso e criatividade, alunos, professores e equipe da Tomé realizaram a IV Feira do Conhecimento

Na última terça feira (13/09) aconteceu na Escola Tomé Francisco a IV Feira do Conhecimento, resultado de pesquisas realizadas nas várias disciplinas do currículo.

 O evento ocorreu na quadra de esportes da escola e teve início com uma peça teatral organizada pela professora Rosilene Leonardo e Alunos do Ensino Médio com o Título: Refugiados no Brasil.




STANDS

Na disciplina de Inglês, os ritmos americanos foram enfatizados, promovendo o contato com o idioma de forma dinâmica e interessante pelo 9º Ano A do Ensino Fundamental. Os jogos olímpicos foram tema do stand de Educação Física, que apresentou cartazes sobre as mais variadas modalidades e um grupo de estudantes caracterizados, expondo seus conhecimentos 9º Ano B do Ensino Fundamental.


No stand de Química pelo 1º Ano A Ensino Médio, foram realizados experimentos entre eles mostraram em maquete reações que provocam as erupções vulcânicas.

 O desequilíbrio ambiental foi mostrado de forma bem prática no stand de Biologia pelo 1º Ano B Ensino Médio, o aquecimento global e o problema do lixo foram demonstrados e esclarecidos em exposição oral.
 A exposição de Geografia pelo 1º Ano Ensino C , com a ajuda de luzes de neon, criou uma ambientação com a história, classificação e localização dos planetas e satélites. Matemáticos imortais e suas teorias foram apresentados e suas 
descobertas demonstradas no stand de
 Matemática pelo 2º Ano A do Ensino Médio.

Ilusões de ótica foram demonstradas  na disciplina de Física pelo 2º Ano B do Ensino Médio, o Terrorismo enfatizado de forma reflexiva no stand de História pelo 3º Ano A do Ensino Médio. A crise energética e a dependência desse recurso foram amplamente demonstradas pelo 3º Ano B do Ensino Médio no stand de Física. Nas disciplinas de Sociologia e Filosofia os alunos do 3º Ano C do Ensino Médio trouxeram a temática dos refugiados da guerra da Síria, sensibilizando o público com notícias e imagens dessa grande tragédia humana.
O evento foi coordenado pela equipe gestora e pela coordenação pedagógica: Ivan Nunes, Josineide e Josilene Quidute e Rosineide Alves.


Um time de professores ficou responsável pelas pesquisas que foram apresentadas na feira. O compromisso e a dedicação total fez do evento um grande sucesso. Professores responsáveis pelos stands: Antônia, Gleydson, Edinete, Bom Conselho Silva, Danúbia, Bom Conselho Fernandes, Iranete, Socorro Francisco, José Neto, Rosilene Leonardo e Jaciara Santos.
Os alunos estão de parabéns pela responsabilidade e competência na execução dos trabalhos e na socialização dos conhecimentos.
A equipe de apoio da secretaria da escola, da biblioteca, da limpeza e cozinha fizeram um excelente trabalho como sempre
 em toda ação pedagógica da instituição.

PALESTRAS

Um conjunto de palestras e uma Oficina de Língua portuguesa também integrou o evento, de forma que o conhecimento partilhado conduziu alunos e visitantes à construção da aprendizagem de forma significativa, prazerosa e instigante.

Profissão: uma escolha necessária
Esta palestra teve como público os alunos do 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de auxiliá-los na escolha de um curso superior, a partir da experiência de ex-alunos da escola que já estão exercendo uma profissão. Essa discussão foi possível, graças à parceria das profissionais: Aline Paiva (Enfermeira); Dra. Gardênia (Cirurgiã-dentista); Dra. Kalyne Leite  (Psicóloga); Nataly (Assistente Social) e Ana Paula Nunes (professora). A dedicação ao estudo por estas ex-alunas foi enfatizada por todas elas que já dispõem de um amplo currículo, embora tão jovens.

Os efeitos degradantes do alcoolismo

Estas duas palestras foram ministradas pela equipe do CRAS de Quixaba. As profissionais Tayne Emanuelle (Assistente social ) e Gisele Carlos (Psicóloga) mostraram aos alunos do 1º ano do Ensino Médio como a discussão destes dois temas é necessária, esclarecendo dúvidas, informando e promovendo o debate. 





A violência sexual e suas consequências

Com o objetivo de formar consciências as palestras foram bem recebidas pelos alunos, que demonstraram interesse nas discussões propostas.
Autoestima e Projeto de Vida

Tendo como ministrante a psicóloga, Dra. Risoneide, parceira da escola e mãe de aluno, o tema autoestima atrelado à projeto de vida proporcionou aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma reflexão a cerca da importância de sonhar e de reunir esforços em busca de seu projeto de vida.


Oficina de Língua Portuguesa: 9º ano

Os alunos do 9º ano, além de desfrutarem do conhecimento compartilhado na Feira, participaram de oficina pedagógica de Língua Portuguesa, contemplando os descritores do SAEPE (Sistema de avaliação da Educação Básica de PE). Sob a coordenação das técnicas da GRE (Gerência Regional de Educação), professoras: Patrícia Roberta e Marckdalva. Com bastante competência, essas profissionais esclareceram dúvidas, fixaram conteúdos e estimularam o raciocínio lógico na interpretação de texto.
A coordenação do evento e as professoras: Kássia, Rosineide, Juliette, Silene e a analista educacional Jakeline forma responsável pela organização das palestras.

PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS, PROFESSORES E COORDENAÇÃO PELO SUCESSO DO EVENTO!


NOSSOS AGRADECIMENTOS A TODOS OS PALESTRANTES E PESSOAS QUE CONTRIBUÍRAM DIRETA E INDIRETAMENTE PARA A REALIZAÇÃO DE MAIS UMA AÇÃO BEM SUCEDIDA DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.