segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Analistas educacionais realizam assembleia de classe

         Depois da análise dos resultados do I semestre com a equipe gestora, os professores e os pais, o gestor Ivan sugeriu levar a discussão também para os alunos. Segundo Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e autor de livros sobre planejamento pedagógico, a consulta aos alunos é fundamental. “Sistematizar um canal para ouvir a opinião da pessoa para quem estamos dirigindo nossas ações é básico”.
         Assim, as analistas educacionais, Cláudia Sandocléia e Jakeline Fernandes planejaram a assembleia de classe, com o objetivo de analisar os resultados de cada turma, refletir com os alunos sobre a sua participação e ampliar o poder de comunicação  deles.
         Com o cronograma organizado, as analistas realizaram as assembleias na semana de 01 a 05 de agosto, visitando todas as turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Elas utilizaram a planilha MACRO, gerada no SIEPE, alguns questionamentos e favoreceram o relato de situações pelos alunos.  Alguns abordaram a atuação em sala de aula (participação, pontualidade na entrega das lições e trabalhos, capricho na execução das tarefas etc.). Outros comentaram algumas aulas - as mais interessantes e as mais difíceis, por exemplo.

Além de falar sobre as dinâmicas da sala de aula, os alunos refletiram sobre suas atitudes frente às propostas dos professores e se comprometeram em melhorar sua participação.