segunda-feira, 18 de abril de 2016

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas

As inscrições seguem até o dia 27 de maio e as provas acontecem nos meses de agosto e outubro





Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Púbicas (OBFEP) é uma competição voltada para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas. As inscrições seguem até o dia 27 de maio e podem ser feitas, exclusivamente, no site:www.obfep.org.br.
A Olimpíada será dividida em duas etapas e as provas serão realizadas nos meses de agosto e outubro. Para a primeira fase cada escola indicará, no momento da inscrição, apenas o número total de seus alunos que efetivamente farão a prova em cada ano/sério. Vale ressaltar que não serão aceitas inscrições individuais por aluno. Participarão da segunda fase os estudantes que atingirem a nota mínima definida pela comissão da OBFEP. É importante ter atenção na hora do credenciamento, pois os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos do 2º segmento fundamental deverão ser informados como do 9º ano e os do ensino médio como da 1ª série.

As provas da primeira fase conterão questões de múltipla escolha e serão realizadas no dia 11 de agosto, na própria escola, com duração de 3 horas, e poderá ser feita em todos os turnos da instituição. Já as provas da segunda fase serão de questões teóricas e experimentais e serão realizadas no dia 18 de outubro, na própria escola, com duração de 4h e só poderão ser aplicadas em um dos turnos da escola. O professor responsável pela OBFEP na escola deverá encaminhar pelos Correios, para a Coordenação Estadual, os cadernos de resolução das provas da segunda fase até o dia 20 de outubro.

confira na pagina da SEDUC