quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Diagnóstico inicial das turmas do Ensino Fundamental I

                   Todo início de ano é igual. A equipe do Alfabetizar com sucesso sabe da importância de realizar a avaliação diagnóstica para a melhoria do diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Afinal, não dá para decidir que os alunos precisam aprender sem antes descobrir o nível de conhecimento que eles já têm.
                    A avaliação diagnóstica inicial na Escola Tomé Francisco está sendo aplicada na semana de 15 a 19 de fevereiro, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nas turmas do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute da Silva Nunes, a qual costuma lembrar aos docentes que, diferentemente do que muitos acreditam, as crianças costumam saber muita coisa. Daí a importância da avaliação inicial. “Esse olhar é imprescindível para construir uma visão detalhada de cada estudante e, com isso, poder planejar as aulas com base nas reais necessidades de aprendizagem do grupo”, disse a coordenadora.
                  Todos os anos, a avaliação diagnóstica é feita no começo do período letivo para que os professores usem os resultados no planejamento inicial. Com os resultados dessa avaliação, os professores analisam, com o auxílio da coordenação pedagógica, o que cada um sabe e como faz as representações no papel. O produto final desse trabalho é uma espécie de "mapa" com os conhecimentos presentes em cada sala. Se a maioria já resolve bem determinadas questões, a chave é pensar em formas de dar mais atenção aos que precisam de apoio por meio da elaboração de um plano de trabalho para atender às necessidades dos estudantes, e muitas vezes torna-se necessário fazer uma intervenção pedagógica.