quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O acompanhamento da família: um desafio possível na luta pela superação dos alunos prioritários.

                         As famílias dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em risco de reprovação, diagnosticados pela média do I Semestre 2015 participaram de uma reunião com a equipe gestora, nesta terça-feira, 15 de setembro, das 8h às 10 horas. Para evitar que um clima de tensão pairasse sobre os envolvidos, o gestor Ivan fez uma fala inicial de acolhimento por meio da qual expressou, claramente, a importância do encontro: discutir possibilidades de intervenções pedagógicas para que os alunos com notas abaixo da média melhorem seu desempenho escolar e consigam a progressão plena no final do ano letivo.
            A partir do vídeo “A águia e seu voo para a vitória” houve uma conversa apontando que o objetivo tanto da escola como da família é o mesmo – contribuir para uma formação que contemple o pleno desenvolvimento do ser humano – e que para alcançá-lo é necessário um trabalho compartilhado. Cada pai recebeu o resultado do seu filho, além de dicas de como fazer da rotina uma aliada. A intenção dessa reunião não foi o de encontrar culpados, ou simplesmente transferir a responsabilidade para as famílias. Para Ivan, o importante é que os pais tenham clareza da situação de cada estudante para refletir com ele a necessidade urgente de mudança de rota em prol do sucesso na aprendizagem.
        Cerca de 80 pais participaram da reunião e conversaram também com alguns professores no plantão pedagógico. A equipe da Escola Tomé Francisco está confiante na parceria estabelecida com as famílias, certamente uma possibilidade de elas cumprirem o que lhes compete.  Isso porque, ao reconhecer o empenho de todos em ajudar o aluno na superação de suas dificuldades, cria-se uma motivação propícia à aprendizagem.