quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ATIVIDADES ESPORTIVAS PRÁTICAS E TEÓRICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

                 O ensino da Educação Física vai além da recreação e da cobrança pelo rendimento no esporte. Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica. A disciplina deixou de lado a ênfase no rendimento padronizado que a caracterizava até a década de 1980 para rever o conceito de corpo e considerar a dimensão cultural simbólica a ele inerente. Agora, considera o homem eminentemente cultural, contínuo construtor da cultura relacionada aos aspectos corporais.
              Na Escola Tomé Francisco da Silva, o professor de educação física Gleydson Medeiros tem diversificado suas aulas considerando a nova concepção da disciplina. Atividades esportivas práticas e teóricas voltadas para Investigação e interpretação do universo lúdico da cultura do corpo, das dimensões socioculturais do lazer, das políticas públicas de esporte, do sentido ético-estético do corpo e das manifestações dançantes da cultura brasileira. Assim, além dos jogos esportivos tradicionais como futebol, handebol e outros, também tem espaço nas aulas reflexões sobre a saúde do corpo, confecção de jogos, brincadeiras, competições esportivas, dança e movimentos.