terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

DIAGNOSTICAR PARA FAZER INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.

                    Identificar o que os alunos já sabem antes de começar o trabalho de mais um ano letivo é essencial para iniciar o planejamento docente.  A avaliação diagnóstica inicial na Escola Tomé Francisco está sendo aplicada na semana de 23 a 27 de fevereiro, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, conforme um cronograma organizado pelas educadoras de apoio Josineide Quidute e Socorro Santos. 
                A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem. Para sua utilização foram listados três objetivos principais: identificar a realidade de cada turma; observar se os alunos apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem; e refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.

          Mas não basta apenas diagnosticar, é preciso promover reflexões importantes para o replanejamento das propostas e atividades que devem ser oferecidas a todos. Para Josineide Quidute, “A tabulação dos dados obtidos oferece um mapa da turma e permite identificar quais são os alunos que precisam de uma orientação maior”. De posse dos dados, a equipe, juntamente com os professores, elaboram um plano de trabalho para atender às necessidades dos estudantes, e muitas vezes torna-se necessário fazer uma intervenção pedagógica.