quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PROGRAMA GANHE O MUNDO: INTERCÂMBISTAS RELATAM SUA EXPERIÊNCIA NO CANADÁ.


         A Escola Tomé Francisco da Silva conta com 10 alunos em intercâmbio no Canadá, programa Ganhe o Mundo. Desses 05 estudantes enviaram um depoimento falando um pouco da sua experiência em outro país.

PETTERSON

Falar como é a experiência de estar passando dois meses no Canadá não é fácil,porque está sendo uma experiência enorme na minha vida.
Bem , no começo eu estava um pouco inseguro,com medo, passando por algumas dificuldades com o inglês , mas eu já sabia que ia enfrentar isso e me toquei que haviam tantas pessoas ao meu lado dispostas a me ajudar, que decidi olhar pra frente, agradecer a Deus por estar aqui e encarar tudo que viesse.
Atualmente , moro em uma pequena cidade de aproximadamente 3 mil pessoas chamada Palmerston, onde está localizada na província de Ontario e há duas horas de Toronto.Estudo em uma escola muito grande , estruturada , e extraordinária que fica em outra cidade há 15 minutos daqui .Tenho 4 matérias aqui, são elas:Inglês ,matemática ,artes dramáticas e educação física .Na escola ha professores sempre procurando ajudar os estudantes intercambistas no máximo possível ,porque existe mais 6 brasileiros , estudantes da Espanha,China e Japão ,enfim,não tenho nada a reclamar em relação a minha escola, está sendo ótimo.
Sobre a minha host family , que é a minha família hospedeira aqui no Canadá, está sendo perfeito,eles são muito legais,pessoas pacientes,educadas e estão sempre a disposição para me ajudar no que puderem ,sempre procuro interagir com eles,com meus irmãos aqui ,que são da minha faixa de idade .Toda quinta-feira vou a igreja que eles freqüentam onde tem um grupo de jovens para interações e orações ,também todo domingo costuma ir toda família a missa. Realmente estou amando eles.
Ha poucos dias tive a sensação de ver e sentir pela primeira vez nevando ,foi umas das coisas mais lindas que já vi ,até porque nunca tinha visto antes esse fenômeno espetacular que estou aproveitando bastante.Aqui, já tive escurssões , tais como acampamento,viagem á Toronto,entre outras,e tudo isso em dois meses.
Durante esse tempo tive a oportunidade de conhecer e viver uma experiência em um país tão desenvolvido como o Canadá,conhecer outra cultura,outras tradições e alguns modos diferentes do nosso,realmente ,essa está sendo uma oportunidade na qual estou aproveitando cada minuto e espero com que cada dia possa ser melhor.

Abraços,Petterson.

IAGO
Não tenho palavras pra descrever a emoção que eu tenho em poder realizar meu nosso. Meu intercâmbio! E melhor que está sendo para o país que eu sempre quis conhecer, Canadá. Cheguei no Canadá dia 03 de Setembro de 2014 em uma quarta-feira. Desde o dia que saiu meu nome na lista que eu faria o intercâmbio, eu não acreditei, na verdade só acreditei quando cheguei no aeroporto em Toronto e todos falavam inglês (risos). Então após chegar em Toronto, tive outro vôo para Sasktoon (maior cidade de minha província), e após isso ainda viajei mais 3 horas de carro até poder chegar em minha cidade, Hazlet. Quando cheguei em Hazlet, minha "host mom" e minha "host sister" (que também é intercambista da Colômbia), vieram ao meu encontro e eu não sabia o que falar, porque era meu sonho se tornando realidade. Mas depois de
um discreto "Olá" fomos conhecer a escola, que assim como a cidade, também é pequena. Hazlet tem apenas 96 habitantes, e aproximadamente 47 alunos na escola. Apesar do pequeno tamanho estou amando tudo aqui, as pessoas, o clima, a linguagem, é tudo perfeito! Moro com minha "host mom" (Carla), meu "host dad" (Terry) e minha "host sister" (Bibiana que é intercambista da Colômbia). Carla trabalha na biblioteca de minha escola e sempre me ajuda quando necessito, seja para entender alguma coisa, ou para me lembrar de ir dormir cedo, pois tenho aula cedo no outro dia (risos). E Terry trabalha na prefeitura daqui, ele também é muito legal comigo, sempre me ajudando a entender novas coisas e sempre nos fazendo rir com suas "piadinhas". Já tive a primeira neve também, achei muito legal, apesar do frio, porém parou de nevar, mas logo em breve, voltará pois o inverno está chegando! E quero agradecer a todos que meu apoiaram para meu intercâmbio, família, amigos,escola Tomé Francisco, namorada e principalmente a Deus que realizou meu sonho. E que já se passaram mais de dois meses que estou aqui, e apesar de tudo tem a saudade da família, amigos e namorada. Mas já que para todo sonho se tornar realidade, sempre deve ter um sacrifício. Estou amando tudo aqui, família, cidade, escola, pessoas e tudo! Está sendo uma experiência inesquecível!


 RICARDO

Olá professores, alunos e funcionários que fazem parte da escola Tome Francisco da Silva, irei falar um pouco sobre esta maravilhosa experiência que estou vivendo. Bem, o ganhe o mundo é realmente um programa que lhe proporciona uma grande oportunidade de conhecer uma nova cultura, novas experiências... E foi a partir deste programa que estou aqui, no Canadá. Eu moro em uma fazenda, próxima à uma pequena cidade de aproximadamente 100 habitantes chamada Hazlet, situada na província de Saskacthewan. De início foi muito estranho pois é um lugar muito pequeno, mas com o tempo percebi que nesta cidade todos lhe ajudam, fazem com que seu intercâmbio seja o melhor de todos. A fazenda onde eu moro é incrível, tem paisagens lindas, e as vezes quando não está muito frio, saio para andar um pouco. Realmente este lugar é bem melhor que
uma cidade grande! Quando cheguei não tive muita dificuldade no inglês, mas não tive muita facilidade, pois eles falam muito rápido, mas com o tempo eu me acostumei, pois várias pessoas, principalmente minha família me ajudaram muito! Tive dificuldade no clima, pois a temperatura fica oscilando até o inverno, uma semana pode está muito frio e na outra muito quente, e com isto nos primeiros dias frequentemente ficava gripado, mas foi só questão de tempo e me acostumei, principalmente com o frio. Nevou duas vezes aqui, na primeira vez estava -1, isto não é frio, mas com o vento que é frequente aqui em Hazlet, fica bem pior, e foi uma experiência incrível, nunca irei esquecer! Na segunda vez que nevou, estava -17 ( foi somente uma prévia de como vai ser o inverno, mas no inverno, a situação vai ser bem pior ). A escola não tem muitos alunos, pois a cidade é muito pequena, mas é um ótimo lugar, lá tenho uma boa aprendizagem, pessoas ótimas que convivo todos os dias e professores muito legais, que me ajudam em tudo. Na escola eles amam praticar vôlei, levam muito a sério.
A minha família, é espetacular, eles me ajudam demais, em tudo que eu preciso, considero como minha segunda família, e agradeço a Deus por ter eles como host family.
Bem, estou aqui somente a dois meses, e já estou amando o Canadá, sua cultura, o clima, as pessoas, e principalmente minha família. Realmente estou com uma saudade enorme do Brasil, mas essa experiência no Canadá me deixa dividido, quero voltar, mas quero ficar. Abraços Ricardo!


 WILLIENE


Oi gente, eu vou falar um pouco da minha experiência aqui no Canadá. Eu pude ter essa experiência através do programa ganhe o mundo, que está incentivando centenas de estudantes a participar e ter essa oportunidade como eu tive. Bem, eu moro em uma pequena cidade aqui em New Brunswick chamada Campbellton, é um lugar maravilho, as pessoas aqui são tão educadas, respeitadoras. A paisagem aqui é linda, tem muitos locais para ir, passear, é organizada, país de primeiro mundo né.
Eu gosto da minha escola, tenho apenas 5 aulas, algumas com brasileiros e outras sozinha, mas isso não me impede de eu entender os assuntos; Os professores e os alunos me ajudam sempre que podem. Tento falar inglês mais que possível nas aulas, não sou tímida pra falar, e é isso que nós devíamos ser, a cada dia eu aprendo mais e mais inglês, e espero chegar falando muito bem inglês, porque se você estudar e tiver força de vontade, se sairá bem.
Eu estou amando minha host Family aqui, eles são muito agradáveis, legais, atenciosos e muito bons comigo. Tenho irmão aqui também,
que sempre me ajuda, tem discussão de vez em quando mas nada de mal. Eles são uma segunda família para mim agora.
Ainda estou me acostumando com o frio, com a neve, mas isso é uma pequena coisa que eu vou superar. Tem vez que saio de casa com 1 para -5 graus quando neva, nada demais agora, só está começando o frio, ainda é pouco. Mas a neve ou o frio não me empatam de sair com minha família ou meus amigos.
É isso, estou aqui no Canadá a 2 meses e estou amando cada parte dele. Tem vez que sinto falta do Brasil, da minha família, amigos, mas sei que pode ser minha única oportunidade de ter uma experiência tão incrível como essa. Pra falar a verdade, eu queria ficar, mas não posso né, uma pena. Gente se alguém tiver essa oportunidade como eu e muitos outros que tiveram, abrace-a, é isso que falo, valeu! Beijos Williene!

JOÃO ELIAS



O intercâmbio é uma das melhores experiências da minha vida. Aqui no Canadá eu aprendo a cada dia os valores de uma cultura um pouco diferente da que estou acostumado no Brasil e ainda consigo melhorar o meu inglês muito  mais, algo que irá me ajudar bastante na minha carreira profissional.

                O dia a dia na escola é quase o mesmo do da Tomé com bons professores e algumas atividades dinâmicas. Nos finais de semana vou passear com meus amigos daqui pela cidade para conhecer lugares maravilhosos O clima é bem diferente do Brasil, com temperaturas muito baixas, chuva quase todo dia e neve no inverno É uma ótima experiência e se você tiver a oportunidade não deixe passar, pois vale muito à pena.