sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CONSCIÊNCIA NEGRA O ANO INTEIRO

  A Escola Tomé Francisco empenha-se em desenvolver a consciência cidadã e por este motivo durante o ano todo desenvolve projetos que contemplam temas sociais, especialmente o que trata da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil, cumprindo à risca a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da África e dos africanos em todas as escolas, públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, dando destaque a luta dos negros e dos povos indígenas no país.
Além do que é trabalhado no dia-a-dia em sala de aula, foi vivenciada uma oficina muito rica sobre a história e cultura da África, dos africanos e afro-brasileiros no Projeto de Leitura realizado no mês de maio do corrente ano. Dando continuidade a este estudo que é de extrema importância para a valorização do negro na nossa sociedade foi também desenvolvido no mês de novembro o Projeto: Diversidade da cultura negra, onde várias disciplinas (História, Geografia, Língua Portuguesa, Educação Física, Arte e Sociologia) debateram este tema dando destaque ao racismo e ao preconceito contra o negro.
A culminância deste projeto aconteceu no dia 19 de novembro, última quarta-feira, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Nesta ocasião foi apresentada uma peça teatral que enfocava bem a questão do preconceito, foram apresentadas duas danças relacionadas a este tema o Maracatu e o Frevo, e houve ainda uma breve palestra alusiva ao preconceito, à discriminação e ao racismo.
A professora Corrinha Francisco tomou a iniciativa de realizar este último projeto, convidou professores das disciplinas supracitadas que prontamente acolheram a ideia e exploraram o tema com afinco em sala de aula desenvolvendo oficinas variadas, recebendo também o apoio da Secretaria,  Coordenação e da Gestão. Os trabalhos foram bem proveitosos e os resultados excelentes, pois os alunos sempre se empenham em dar o melhor de si.






Adicionar legenda















TODOS ESTÃO DE PARABÉNS!!