quarta-feira, 10 de setembro de 2014

APRENDIZAGEM NA MEDIDA CERTA

     
     

    O conteúdo: Medidas de capacidade. A turma: os pequenos e pequenas do 2º ano do Ensino Fundamental, a turma da professora Silene Carlos. 

    Como ensinar um conteúdo tão complexo a aprendizes tão jovens? O segredo foi "botar a mão na massa", ou melhor, nas frutas, e preparar deliciosos sucos em plena sala de aula. 


     Para introduzir o conteúdo Medidas de Capacidade, a professora distribuiu 04 receitas de sucos entre as crianças: acerola, goiaba, maracujá e abacaxi. após a leitura e exploração do gêneros textual Receita, começo o preparo das bebidas, dando-se ênfase às medidas dos ingredientes. Com o uso de vários medidores, como seringa, medidas de remédio e de cozinha, os alunos mediram as bebidas, transformando em problemas e cálculos matemáticos. Cada aluno recebia uma ficha com a quantidade que devia medir para terem a ideia de como representar matematicamente cada medida. No final, todos deliciaram-se com uma bebida saudável em copos que descobriram medir 150 ml. 


   Na hora dos cálculos, o melhor da festa:
todos demonstraram mais facilidade em compreender os conceitos abstratos, interpretar e solucionar as situações-problema. Confira as belas imagens.


      PARABÉNS aos alunos, à professora Silene e à educadora de apoio Josilene por estarem inovando constantemente a prática pedagógica.