quarta-feira, 13 de agosto de 2014

DIA DO ESTUDANTE: ESTER E RARYCLES DECLAMAM O POEMA “ VIDA DE ESTUDANTE”.



O poema  foi produzido pelo grupo de alunos que participou da oficina de mote com Dedé Monteiro. Érica Michele, Rarycles, Vinícius, Henrique, Lílian, Gabrielle, Sara, Matheus Nogueira, Josefa, Jeniffer, Matheus Frazão, Tallita. Orientação e revisão:  Rosineide Alves


                                       VIDA DE ESTUDANTE


Com os erros e acertos
Aprendemos a viver
Com colegas merecer
O que nos é de direito
Trabalhando com respeito
Estudando em excesso.
Procurando o acesso
No porto um lugar seguro
Construindo meu futuro,
Numa escola de sucesso.


Para os alunos que tem
Alguma dificuldade
Não vá sair da cidade,
Porque na escola tem:
Esperto quem sempre vem
O reforço é sempre aberto.
Por isso que estou esperto
Espero  tudo dê certo,
Construindo meu futuro
Numa escola de sucesso.

O cansaço é inevitável
E surge a cada dia,
Mas temos a companhia
De pessoas amigáveis
Que ajudam no processo.
É mesmo admirável!
E eu sigo nesse verso,
Só espero o progresso
Construindo meu futuro
Numa escola de sucesso.


Em julho, o diretor
Promoveu uma mudança
E câmaras de segurança
Instalou no corredor
Dei até minha mesada
Para essa empreitada,
Pois é de grande valor.
Agora me sinto seguro
Construindo meu futuro
Numa escola de sucesso.

Está errado quem pensa
Que o estudo não tem valor
E que a vida de estudante 
é desprovida de cor.
Pois saiba caro leitor:
Tem também muita alegria
Amizade e fantasias.
Por isso sempre regresso,
Construindo meu futuro
Numa escola de sucesso.

Etapa estressante
Mas rodeada de amigos
Lado muito positivo
Dessa vida de estudante.
Fatos muito interessantes
Na viagem com seu Vítor.
Parece outro universo
Por isso sigo, confesso
Construindo meu futuro
Numa escola de sucesso.

Estudar nem sempre é bom
É isso que todos pensam
Mas esquecem, porém
Nem tudo é penitência
tem mocinho e tem mocinha
que aproveitam as folguinhas
Para formar a paquera.
Eu como sou menino sério, vou
Construindo meu futuro
Numa escola de sucesso.

Mas cuidado, caro jovem!
Namoro de estudante
 É  por demais vigiado
de um lado o diretor
com cara de exigente
Do outro o pai da moça
com cara de ciumento
por isso que eu lamento,
construindo meu futuro
numa escola de sucesso.

Assim termino meus versos,
estudantes da Tomé
e  meus  amigos de fé.
Parabéns pelo seu dia!
E não esqueçam também
que temos o dever de lutar
por uma boa educação.
Eu estou sempre na luta
Construindo meu futuro
Numa escola de sucesso.

Nós somos privilegiados
De na Tomé Francisco estudar
ter direito a participar de um projeto de sucesso
em que nós somos atores
construindo o  futuro
numa escola de sucesso.

Sigo daqui outros rumos
Quando o Médio terminar
Mas vou sentir saudade
Desse ritmo salutar,
Compensado muitas vezes
Com farras e brincadeiras
Com o joguinho de bola
De segunda a sexta-feira
A boa aulinha de química,
Português e matemática
Ah meu Deus que vida boa!
Assim de vocês me despeço
Construindo meu futuro
Numa escola de sucesso.