quinta-feira, 26 de junho de 2014

TOMÉ FRANCISCO ENCERRA I SEMESTRE COM FESTA JUNINA.



                              O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.
                      A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, Caruaru, em Pernambuco, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
                  O ARRAIÁ DA TOMÉ foi organizado na quadra da instituição. Nessa Escola  o término do I semestre com FESTA JUNINA já tornou-se tradição. Este ano, no dia 23 de junho, pela manhã, com um toque da alegria e torcida pelo Brasil na Copa do Mundo, pais, estudantes, comunidade e ex-alunos lotaram a quadra para prestigiarem as apresentações das quadrilhas e dançar muito forró ao som de Zé Roxinho.