sexta-feira, 7 de março de 2014

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO NA LUTA CONTRA O BULLYING


 
 
Com o tema: Bullying – vamos enfrentar com amor, a escola Tomé Francisco começa o ano letivo assumindo o papel social de conscientizar seus alunos quanto a um problema que vem afetando crianças, adolescentes e preocupando famílias e educadores: o bullyng.
Apelidar, sacanear, aterrorizar, chutar, discriminar, excluir, roubar, ameaçar, isolar, humilhar são apenas algumas das manifestações desse mal que existe desde que as escolas existem. Mas apenas há pouco mais de três décadas é que vem sendo estudado pelos especialistas e constatado que pode trazer consequências desastrosas para as pessoas.

O tema vem sendo trabalhado nos seminários de Ensino Religioso que acontecem semanalmente na escola, contemplando conteúdos religiosos ecumênicos e temas transversais. Cada semana uma turma do Ensino Fundamental é atendida pelas  professoras Juliette Henrique e Kênia Giséli e coordenação da diretora adjunta Rosineide  Alves.

O tema bullyng foi contemplado logo no 1º seminário do ano, pois as relações interpessoais estão sendo iniciadas no grupo de alunos e a reflexão sobre a importância do respeito e da cultura de paz nessas relações é necessária e pertinente. Durante os seminários, os alunos assistiram e debateram vídeos, estudaram as principais formas de bullyng e suas implicações nas relações aluno/aluno, aluno/professor e professor/aluno. Os debates foram enriquecidos  com o uso do material disponibilizado pela DC Divulgação Cultural: “Bullying, o que é isso?”.  Na parte prática do encontro, confeccionaram cartazes de conscientização para expor na escola. O seminário também foi bastante animado com músicas sobre o tema que foi tão bem-vindo que os alunos do 9º ano sugeriram realizar um projeto na escola, envolvendo todos os alunos. Acatando a sugestão, o trabalho terá continuidade e haverá outro seminário, além de pesquisa de campo, onde os alunos farão entrevistas entre adolescentes e crianças para levantar dados até que ponto o bullying está afetando a vida deles e também para saber o que eles conhecem sobre o assunto, pois é muito comum chamar de bullying algo que às vezes não é.
O próximo seminário contemplará o tema: Tráfico Humano,  que está em debate nacional com a Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB durante a Quaresma. A quaresma também será vivenciada com gestos concretos, como visita aos doentes.
Os seminários de Ensino Religioso na escola Tomé  Francisco tem oportunizado discussões sobre valores, numa sociedade onde eles estão mudando a cada dia e até deixando de existir. É obrigação da escola como instituição de educação preservar valores importantes para o ser humano.