quarta-feira, 10 de julho de 2013

PLANEJAMENTO, MUITO ESTUDO E REVISÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO MARCARAM O RETORNO DO RECESSO ESCOLAR

Escrever para que, com qual finalidade e para quem? Como melhorar o trabalho de produção de texto na escola?

O que fazer para melhorar resultados nas disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Exatas? Essas foram algumas reflexões da prática que nortearam os dois dias de encontro pedagógico na Escola Tomé Francisco.




     No segundo dia de encontro pedagógico, os professores da Tomé, coordenados pelos gestores e pelas educadoras de apoio tiveram uma extensa agenda. Pela manhã, divididos por áreas do conhecimento, ocuparam duas salas.


      Na primeira, o tema trabalhado foi: OS DESAFIOS DO ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO NO SÉCULO XXI, atendendo o grupo de professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e professores das séries iniciais. O estudo foi coordenado pela diretora adjunta Rosineide Alves que levou para o grupo a discussão sobre formas inovadoras de como esse eixo do
 currículo e a importância da reescrita 
do texto para o desenvolvimento de escritores proficientes.


     O outro grupo, composto de professores de Ciências Humanas e Exatas, sob a coordenação das educadoras de apoio Josineide  Quidute e Socorro santos planejaram projetos que serão vivenciados com os alunos e apresentados na I Mostra do Conhecimento no mês de setembro. O público alvo serão os alunos das séries finais Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Um dos temas abordados serão as últimas manifestações ocorridas no Brasil nas últimas semanas e o impacto na vida dos brasileiros e nas instâncias dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

No período da tarde a equipe gestora e professores realizaram auto-avaliação e redirecionamento do Projeto Político pedagógico e da agenda de atividades para o 2º semestre. O trabalho foi coordenado pela educadora de apoio Josilene Quidute e o gestor Ivan Nunes.

Os dois dias de encontro pedagógico foram avaliados como um momento bastante produtivo, onde a veiculação do conhecimento e a reflexão da prática pedagógica tiveram destaque. Merece destaque também os momentos de descontração com dinâmicas, apreciação de vídeos motivacionais.