quinta-feira, 6 de junho de 2013

CRIANÇAS CURIOSAS PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO: A LEITURA SERVE PARA QUÊ?



Bibliotecárias, coordenadora e professores promovem exposição para ensinar aos alunos do 5º ano a finalidade da leitura.

 
Quarta-feira, 05(06), a entrada da Escola Tomé Francisco está toda organizada com stands, contendo textos selecionados com vários objetivos de leitura: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc. O objetivo da exposição é trabalhar o descritor da Prova Brasil e do SAEPE- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros textuais. Uma ação conjunta das bibliotecárias Ana Maria e Tamires, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute e complementada em sala de aula pelas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Adriana e Jaciara. Os alunos visitaram a exposição, pesquisaram e preencheram uma ficha de observação e ainda tiveram a oportunidade de discutir as várias finalidades de leitura. Para a professora Jaciara, os alunos compreenderam qual é a função social do texto. A partir da estratégia de leitura utilizada nessa exposição, eles perceberam a intencionalidade do autor, isto é, seus propósitos.
     A atividade aconteceu no horário das 8 ás 10 horas. As crianças participaram com muito entusiasmo e demonstraram gostar da inovação, aprovando a forma como as bibliotecárias trabalharam o palanquinho de leitura: cada um jogava o dado, identificava o objetivo da leitura, visitava o stand e escolhia o tipo de texto que contemplasse o objetivo selecionado no dado. Segundo Josilene, educadora de apoio “É importante que, no trabalho com este descritor, sejam criadas estratégias de ensino em que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor. Acredito que nessa exposição e nas oficinas de sala de aula, conseguimos desenvolver a habilidade de identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, esperamos colher os frutos nas avaliações que estão por vir”.