Bibliotecárias, coordenadora e professores promovem
exposição para ensinar aos alunos do 5º ano a finalidade da leitura.
Quarta-feira,
05(06), a entrada da Escola Tomé Francisco está toda organizada com stands,
contendo textos selecionados com vários objetivos de leitura: informar,
convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar,
recomendar, etc. O objetivo da exposição é trabalhar o descritor da Prova
Brasil e do SAEPE- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
textuais. Uma ação conjunta das bibliotecárias Ana Maria e Tamires, coordenada
pela educadora de apoio Josilene Quidute e complementada em sala de aula pelas
professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Adriana e Jaciara. Os alunos
visitaram a exposição, pesquisaram e preencheram uma ficha de observação e ainda
tiveram a oportunidade de discutir as várias finalidades de leitura. Para a
professora Jaciara, os alunos compreenderam qual é a função social do texto. A
partir da estratégia de leitura utilizada nessa exposição, eles perceberam a
intencionalidade do autor, isto é, seus propósitos.
A atividade aconteceu no horário das 8 ás
10 horas. As crianças participaram com muito entusiasmo e demonstraram gostar
da inovação, aprovando a forma como as bibliotecárias trabalharam o palanquinho
de leitura: cada um jogava o dado, identificava o objetivo da leitura, visitava
o stand e escolhia o tipo de texto que contemplasse o objetivo selecionado no
dado. Segundo Josilene, educadora de apoio “É importante que, no trabalho com
este descritor, sejam criadas estratégias de ensino em que se discuta a
diferença entre relatar uma informação ou informar algo, enfatizando-se que, ao
relatar, você estará contando um fato e trabalhando com textos narrativos,
necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de apresentar idéias ou
conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor.
Acredito que nessa exposição e nas oficinas de sala de aula, conseguimos
desenvolver a habilidade de identificar a finalidade de textos de diferentes
gêneros, esperamos colher os frutos nas avaliações que estão por vir”.